Geovana Pagel
São Paulo – “Não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras” é o que garante o famoso slogan das sandálias Havaianas, fabricadas no Brasil há 41 anos. A empresa que as produz, a São Paulo Alpargatas, fatura mais de R$ 800 milhões anualmente e exporta para 56 países, entre eles Arábia Saudita e Kuwait.
Em 2001 a empresa iniciou uma estratégia mais agressiva de internacionalização da marca e, desde então, as exportações da sandália de borracha natural e sintética têm dobrado a cada ano. Em 2003 foram vendidos 6 milhões de pares para o mercado externo.
A diretora de exportação da Alpargatas, Angela Hirata, lembra que entre 1994 e 1999, as “legítimas” eram vendidas basicamente para os países da América do Sul. “Em 2000 iniciamos uma abertura para outros mercados e hoje estamos exportando para cinco continentes”, comemora Hirata.
Os distribuidores internacionais estão localizados no Canadá, México, Estados Unidos, Caribe, América Central, América do Sul, Europa, Oriente Médio, Japão, Austrália e Nova Zelândia.
“A perspectiva de negócios para 2004 é muito boa e a nossa meta é crescer, no mínimo, 50%”, garante. Para que o objetivo de crescimento seja alcançado, segundo Hirata, estão sendo desenvolvidas Havaianas customizadas de maior valor agregado e a abertura de novos mercados também para outros produtos da Alpargatas, como Rainha, Topper, Lonas Locomotiva, Conga e Samoa.
Vendas para os árabes cresceram 500%
Arábia Saudita e Kuwait são os dois países árabes que fazem parte da lista dos novos importadores das sandálias Havainas.
Com um representante saudita desde 2000, a empresa registrou um crescimento de 500% nos últimos anos. Até 1999 as vendas eram irregulares e não passavam de US$ 20 mil/ano. Hoje, são de aproximadamente US$ 120 mil/ano.
Segundo Hirata, o primeiro contato do grupo Alpargatas com os países árabes ocorreu em 1982, com produtos do segmento de futebol, como chuteiras e vestuário. Atualmente os modelos mais vendidos para os árabes são as Havaianas Brasil e Trekking e também modelos da marca Samoa.
Sucesso absoluto na Europa
Sinônimo de consumo popular no Brasil, a sandália de borracha que virou "cult", já foi tema de reportagens em alguns dos principais jornais do mundo, como o The New York Times, nos Estados Unidos, o Le Monde, na França e o Financial Times, na Grã-Bretanha.
Isso porque as Havaianas viraram moda na Europa e chegam a ser vendidas por lá a 100 libras (R$ 478) por estilistas que decoram as tiras dos chinelos com pedras, cristais e miçangas.
Em Londres é possível encontrar Havaianas mais baratas. Ainda assim, o valor médio cobrado pelas sandálias é de 20 libras (R$ 96), o que siginifica um preço, no mínimo, 10 vezes superior ao encontrado no Brasil.
Na avaliação da diretora de exportação, o sucesso das Havaianas no exterior é resultado do trabalho de pesquisa sobre as tendências da moda mundial e refletem principalmente os “investimentos em marketing em conjunto com os distribuidores locais" e a "simplicidade e qualidade” do produto.
De acordo com Hirata, o departamento de comércio exterior da empresa planeja e coordena as atividades no exterior, avaliando potenciais clientes e oportunidades e cuidando para que as Havaianas estejam sempre bem posicionadas, nas melhores vitrines pelo mundo.
Contato
No Brasil
Telefone: 55 11 3847-7322
Site: www.havaianas.com.br
Na Arábia Saudita
Khalid Al Amoudi Trading Est
Contato: Mr. Khalid Al Amoudi
Telefone: 966-2-644.0457
Fax: 966-2-644.7488
E-mail: amoudi13@icc.net.sa

