São Paulo – A HDI, empresa brasileira de testes de softwares corporativos, deverá se expandir para Arábia Saudita e Emirados Árabes. A companhia, que tem sede em São Paulo, está negociando parcerias com empresas destes dois países. A idéia é que elas operem com a tecnologia da HDI e comercializem os serviços desenvolvidos pela empresa brasileira no Oriente Médio. O CEO da HDI, Marco César Bassi, encontrou representantes das empresas árabes em um congresso, na Alemanha, há cerca de dois meses.
“Eles demonstraram interesse em ser parceiros para vender essa solução no Oriente Médio”, explica Bassi. A empresa dos Emirados é integradora e a saudita é desenvolvedora de software. A HDI vai avaliar se elas têm as características adequadas para operar com o seu sistema. O que a empresa brasileira faz é garantia de qualidade de software. “Certificamos que o software que o cliente comprou, desenvolveu ou está desenvolvendo funciona, e funciona bem, e atende às normas internacionais de qualidade”, diz Bassi.
Além de testar o sistema, a HDI dá a certificação de Compliance. A empresa presta serviço para grandes empresas no Brasil, como o Banco Itaú e Visa Net. Bassi acredita que no Oriente Médio há espaço para os serviços da empresa, em função do tamanho das companhias, que são de grande porte e atuam em várias frentes. “São clientes que tiram enorme proveito dos nossos serviços porque têm sistemas grandes, complexos, integrado. Dão muitos problemas porque são muito complexos”, afirma o CEO.
O trabalho da HDI tem o objetivo de se antecipar aos problemas que poderiam ser causados por defeitos no sistema e com isso evitar riscos e reduzir custos. O ideal, segundo o empresário, é que o sistema seja testado antes de ir para a produção, no momento do seu desenvolvimento. A HDI começou a atuar com a garantia de qualidade, na verdade, em sua própria indústria de software. Em função de pedidos de alguns dos seus clientes, passou a oferecer então o serviço também para as companhias brasileiras e logo depois no exterior.
A empresa foi criada em 1990 por Bassi, engenheiro elétrico formado pela Universidade de São Paulo (USP) e com pós-graduação e mestrado, em Administração com ênfase em Garantia de Qualidade, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). O serviço de testes de sistemas e garantia de qualidade começaram a ser oferecidos para outras empresas em 2002. Naquele ano a HDI começou a atender o Itaú e logo após, no começo de 2003, surgiu um cliente internacional, o grupo Falabella, maior varejista do Chile.
Hoje, a HDI atua diretamente, com escritórios, no Chile e na Alemanha. Também opera indiretamente, por meio de empresas parceiras que oferecem sua tecnologia, no Peru, Colômbia, Venezuela, México e Portugal. O faturamento da empresa deve chegar a R$ 12 milhões neste ano, com aumento de 120% sobre 2008. Para o ano que vem a previsão é de R$ 20 milhões. Isso, segundo Bassi, fazendo projeções modestas para o mercado internacional. A empresa tem cerca de 70 empregados diretos.
Contato
Grupo HDI
Telefone: +55 (11) 23463506
Site: www.grupohdi.com

