São Paulo – A Helibras, fábrica brasileira de helicópteros, anunciou nesta terça-feira (07) que teve um faturamento de US$ 112,1 milhões em 2008, um aumento de 22% em comparação com 2007. De acordo com nota divulgada pela empresa, foram entregues 26 aeronaves novas no ano passado. A receita inclui também a venda de peças e a prestação de serviços de manutenção.
O faturamento, segundo a companhia, foi o maior obtido em seus 30 anos de funcionamento. Durante 2008 foram negociados contratos de vendas de 28 novos helicópteros. Houve também a assinatura de um acordo entre a Helibras, a Eurocopter e o governo do Brasil para a fabricação de 50 unidades do modelo EC725 destinadas às Forças Armadas do país.
A Eurocopter, pertencente ao grupo europeu EADS, o mesmo da Airbus, é a acionista majoritária da Helibras. Os outros dois sócios são o governo de Minas Gerais e o grupo brasileiro Bueninvest.
A fábrica da empresa em Itajubá, em Minas, tem capacidade para produzir 30 helicópteros por ano. Para atender ao pedido do governo brasileiro, a companhia terá que ampliar sua capacidade de produção. Segundo o presidente da empresa, Jean-Noël Hardy, as metas de crescimento para 2009 são "audaciosas", com o início do programa dos EC725, ampliação da receita com serviços e manutenção do volume de vendas de aeronaves.
De acordo com a Helibras, a frota brasileira de helicópteros cresceu 21% nos últimos cinco anos e a empresa tem 53% de participação no mercado. Ela também exporta para outros países da América Latina.

