Marina Sarruf
São Paulo – A empresa brasileira Helios, líder nacional na produção de papel carbono, vai retomar as vendas para o mercado externo após a construção de uma nova fábrica em Manaus, no Amazonas. Egito, Iraque e Jordânia estão entre os destinos internacionais que terão os produtos da companhia neste ano. "O mercado árabe é valioso para os itens que comercializamos", afirmou a diretora de marketing da Helios, Mônica de Oliveira Cavalcante.
De acordo com ela, as exportações da Helios foram interrompidas no ano passado, quando a fábrica da empresa foi transferida do estado de São Paulo. "Tivemos que nos concentrar na produção para o mercado interno, que cresceu. Com a nova fábrica, dobramos a capacidade de produção e voltamos a atender o mercado externo", disse Mônica.
Em janeiro deste ano, a empresa participou da Paperworld, feira do setor de papelaria, realizada em Frankfurt, na Alemanha, onde representantes da Helios fecharam negócios com importadores da Rússia, Turquia e Irlanda, além dos países árabes. Em março, a empresa passará a exportar carbono e corretivo líquido para o Egito.
Entre os principais produtos exportados pela empresa estão cola em bastão, canetas marca textos, grampeadores, canetas, carbono, corretivo líquido, papel hectográfico (para fazer cópias), entre outros. Segundo Mônica, dependendo do cliente, a Helios exporta seu produto com a marca da empresa importadora. Para o Egito, por exemplo, será exportado com o nome da marca árabe.
A Helios também já tem planos para exportar este ano para outros países árabes, como Líbia e Emirados Árabes Unidos. "Será mais fácil retomar as vendas para a região porque o mercado reconhece a qualidade dos nossos produtos", afirmou Mônica. Em 2003, a empresa já exportava para os Emirados Árabes e Kuwait.
Com poucos países na nova lista de importadores da empresa, a Hélios estima que o faturamento com as vendas externas este ano deverá ficar em cerca de US$ 5 milhões.
84 anos
A Helios é especializada na produção de mais de 400 itens da linha de escritório, escolar e suplementos de informática. Este ano, serão lançados mais de 100 novos produtos. A nova fábrica da empresa está em terreno de 32 mil metros quadrados, com 16 mil metros quadrados de área construída. A companhia emprega 400 funcionários.
Fundada em 1922 pelo italiano Eugênio Sacchi, no Centro de São Paulo, a Helios começou produzindo fitas para máquina de escrever. Em 1935 passou a fabricar o papel carbono e 15 anos depois o hectográfico. Na década de 90, a empresa comprou a Carbex, sua principal concorrente. Após a instalação da nova fábrica em Manaus, a razão social da empresa passou a ser Helios da Amazônia Indústria e Comércio de Materiais de Escritório.
Contato
Helios – Escritório Administrativo e Comercial
Telefone: +55 (11) 6845 9000
Site: www.helios-carbex.com.br

