Alexandre Rocha
São Paulo – A Hering, tradicional confecção de Santa Catarina, começou a abrir franquias na Arábia Saudita. Em julho foram inauguradas duas lojas – uma com a bandeira Hering, de moda jovem, e outra sob a marca PUC, de roupas infantis- , em um shopping center de Riad, capital do país. Os pontos-de-venda foram abertos pela Naharat, empresa saudita de comércio exterior que, além da Hering, representa outras companhias brasileiras, como O Boticário; Green by Missako, de calçados infantis; e Carmens Steffens, de sapatos femininos.
Segundo o trader Daniel Machado, responsável pelas franquias internacionais da Hering, outras duas lojas deverão ser abertas até o final deste mês em Damman, cidade na costa leste do país, e já está em estudo a inauguração de uma unidade em Jedda, no litoral oeste. "Nós já trabalhamos com o mesmo representante há cinco anos e a idéia é que ele atue em todo o GCC", disse Machado, referindo-se ao Conselho de Cooperação do Golfo, bloco econômico que inclui a Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã.
Em maio do ano passado, a ANBA noticiou a intenção do empresário Abdulhameed Al-Abdulkareen, sócio da Naharat, de abrir várias franquias de marcas brasileiras na Arábia Saudita. Só agora, porém, o plano começou a sair do papel. "As lojas têm vendido muito bem", afirmou Machado. Antes a Hering havia autorizado um outro representante a abrir duas lojas de sua marca dzarm., nos Emirados Árabes Unidos e no Bahrein. Os negócios, no entanto, não foram bem sucedidos.
A aposta da fábrica catarinense, porém, é no crescimento do mercado árabe. "Devemos fechar o ano com exportações no valor de US$ 1,5 milhão para a região", declarou Machado. Isso, de acordo com ele, representa um aumento de cerca de 40% em comparação com o ano passado. Em 2003, a Hering havia embarcado o equivalente a US$ 300 mil ao mundo árabe. As roupas infantis respondem pela maior parte das exportações da empresa à região, na base de 60% para 40%.
No Líbano
No Líbano a companhia já conta também um representante exclusivo, que tem o direto de usar os nomes da grifes, embora não opere sob o regime de franquia. Ele possui quatro pontos-de-venda da PUC e dois da Hering no país, sendo que cada marca deverá contar com mais um até o final do ano.
A Hering conta com 14 lojas franqueadas no exterior, localizadas na Arábia Saudita, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Bolívia e Espanha. Ela tem também, em sua rede de distribuidores, outras 13 lojas que usam suas marcas, como as do Líbano e países como Angola, Israel e Panamá.
Atualmente a Hering produz de três a quatro milhões de peças de roupa por mês e tem um faturamento anual de US$ 150 milhões, sendo que cerca de 20% vem do mercado externo.

