São Paulo – Um menino sem personalidade, uma menina consumista, um homem que não se relaciona com outras pessoas e, ainda, uma princesa extremamente vaidosa. Essas quatro histórias, que se passam no mundo árabe, serão apresentadas ao público infantil do Sesc Santo Amaro nos sábados 21 e 28 de abril. Foram criadas pelo grupo Caixa de Histórias, de São José dos Campos, que buscou inspiração nos contos do Livro das mil e uma noites para tratar, no meio do deserto, entre viagens de camelo e passeios a mercados árabes, de temas atuais.
Uma das atrizes e autoras da peça, Karina Müller conta que o grupo decidiu criar este espetáculo quando estudava os contos das Mil e uma noites. Embora não tenham utilizado as aventuras contadas pela rainha Sherazade para salvar a própria vida do destino escolhido pelo sultão Shariar, os criadores do espetáculo utilizaram a técnica narrativa e as descrições dos ambientes narrados no livro. Desde que estreou, em 2009, o espetáculo foi encenado em São Paulo, Jacareí e Sorocaba, entre outras cidades.
Uma das peças, Abu, o homem que ninguém vê, conta a história de um homem que tem dificuldades de se relacionar. Amina, a menina que comprava o mundo é uma princesa consumista que, embora tenha todos os bens materiais que deseja, é carente dos valores mais importantes. A história de Badna, a princesa que virou estrela mostra os problemas que a vaidade excessiva de uma princesa lhe traz. Já Harun, o incomparável, é um garoto que não se valoriza, não se reconhece e que deseja ser como as outras pessoas.
“A história [do Livro das mil e uma noites] tem temas que nos chamaram a atenção. Estávamos estudando a narrativa deste livro e vimos que não poderíamos ignorá-lo [na criação e desenvolvimento de espetáculos]. As mil e uma noites é uma história única, é completamente diferente do que se retrata nos contos de fadas, mas também trabalha com os valores do ser humano”, observa a atriz.
As peças foram escritas por Glauce Carvalho, Karina Müller, Marcio Douglas e Orlando Salles. A direção é de Marcio Douglas. Com Karina Müller, Orlando Salles e Glauce Carvalho.
Serviço
No próximo dia 21, serão apresentadas as peças Amina, a menina que comprava o mundo e Harun, o incomparável. No dia 28, o grupo apresenta Abu, o homem que ninguém vê e Badna, a princesa que virou estrela. Na biblioteca do Sesc Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 505, São Paulo), às 15 horas. Livre e grátis. Informações pelo telefone (11) 5541-4000.