Silwan Abbassi*
Brasília – O Ministério dos Transportes egípcio e instituições financeiras árabes assinaram na semana passada, no Cairo, um contrato para a criação de uma holding com capital de US$ 1 bilhão. A nova empresa terá como objetivo promover investimentos na área de infra-estrutura de transportes no Egito. As informações do jornal Al Raya, do Catar.
O acordo foi firmado por órgãos ligados ao ministério egípcio e por um consórcio formado pelas principais empresas de investimentos pertencentes aos governos dos Emirados Árabes Unidos e do Bahrein, entre elas a Gulf House of Funding, o Abu Dhabi Investment House (ADIH) e o United International Company of Investment.
O ministro dos Transportes do Egito, Mohammed Lutfi Mansour, que participou da cerimônia de assinatura do contrato, espera que os projetos do setor de infra-estrutura tenham um papel importante na atração de investimentos tanto domésticos como estrangeiros.
Entre as principais metas do convênio está o desenvolvimento urbano dos novos distritos industriais do Egito. Uma das idéias é estender as linhas férreas eletrificadas para conectar estes distritos ao Cairo. A holding vai montar também projetos de serviços e infra-estrutura para os portos do país.
O presidente do conselho da Abu Dhabi Investment House, Jawaan Al Kahili, acrescentou que serão desenvolvidos projetos para construir e financiar estradas, ferrovias, portos e zonas industriais, seguindo todos os padrões internacionais de segurança. Ele disse ainda que o contrato busca intensificar a cooperação entre os setores público e privado e assim manter-se atualizado com os mais recentes sistemas de gestão e operação.
*Tradução de Silvia Lindsey