São Paulo – A Honda anunciou ontem (19) que já fabricou 500 mil carros no Brasil desde setembro de 1997, quando iniciou a produção de automóveis no país. Na fábrica em Sumaré, interior de São Paulo, são produzidos os modelos New Civic e Fit.
O Civic foi o primeiro carro da marca japonesa fabricado no Brasil, já o Fit começou a ser produzido em abril de 2003. Além de abastecer o mercado brasileiro, a Honda do Brasil exporta veículos para Argentina, Peru, Chile, México e outros países da América Latina.
Como outras montadoras instaladas no país, a Honda produz carros bicombustível, que funcionam com gasolina, ou etanol, ou qualquer mistura dos dois combustíveis. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, a introdução dos modelos New Civic e Fit com motorização flex fuel, em 2006, teve impacto positivo nas vendas, que cresceram 27% em 2007.
A fábrica tem hoje capacidade para produzir 137,6 mil veículos por ano trabalhando em três turnos. No início, a capacidade de produção era de 15 mil unidades anuais. Em agosto, segundo a empresa, planta passará a fabricar 650 automóveis por dia, ante 550 atualmente.
Esse aumento da produção será possível por conta da inauguração, em maio, de uma nova unidade chamada Power Train, responsável pela fabricação de motores e transmissões. A planta, de acordo com a empresa, tem uma área de 13,5 mil metros quadrados e pode produzir 12,5 mil unidades por mês em três turnos.
Uma segunda linha de produção começará a funcionar no segundo semestre de 2009, com a ampliação das instalações para 17 mil metros quadrados e aumento da capacidade de produção para 16,3 mil unidades mensais. A Power Train recebeu investimentos de R$ 130 milhões, segundo a companhia.