Marina Sarruf
Marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – O Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Canal Futura e a TV Globo vai lançar uma série de programas de televisão com o título "Saúde Todo Dia", que tem como objetivo dar dicas de prevenção, cuidados com o paciente e contar histórias de superação na área da saúde. "O hospital Sírio-Libanês tem um compromisso com o povo brasileiro na área da saúde. A idéia do programa é tentar trazer para a população esse conjunto de práticas para promover a saúde", afirmou o diretor de responsabilidade social e filantropia do hospital, Gonzalo Vecina.
Os programas serão transmitidos pelo Canal Futura e terão 30 minutos. No total, vão ser feitos 10 episódios em formato de documentário que abordarão dez temas relacionados à saúde, como infância, câncer, doenças cardiovasculares, alimentação, terceira idade, sexualidade, meio ambiente, vida moderna, doenças crônicas e violência.
Para a escolha dos temas, o Hospital Sírio-Libanês e o Canal Futura realizaram um fórum com a presença do corpo clínico do hospital e convidados de 31 Organizações Não-Governamentais ligadas à saúde para discutirem as principais demandas da população. "Fizemos uma pesquisa e vimos que saúde é o tema que mais atrai o interesse do telespectador. Sempre que possível a gente tenta renovar o tema", afirmou a gerente-geral do Canal Futura, Lúcia Araújo.
De acordo com ela, os personagens nos episódios não são fictícios. São pacientes, familiares e amigos que contam histórias pessoais. Os casos contados também são intercalados com depoimentos de médicos do Hospital Sírio-Libanês. O primeiro programa da série, "Saúde e Câncer", vai ao ar dia 29 desse mês. Os programas serão reprisados durante o mês e a série ficará no ar por um ano e meio. "Nesse caso, as reprises serão sempre bem vindas", disse Lúcia.
Segundo ela, os vídeos também vão poder ser utilizados por escolas e outras instituições. "Esse material tem uma vida além da TV", acrescentou. O Canal Futura é um canal educativo que desenvolve um trabalho conjunto com mais de 12 mil instituições, entre escolas, creches, presídios e hospitais. Mais de 30 milhões de pessoas assistem seus programas, que estão disponíveis em rede aberta em todo o Brasil.
Além do programa de 30 minutos, também serão produzidas algumas peças de 30 e 60 segundos que irão ao ar durante a programação da TV Globo. De acordo com Vecina, essa série vai levar informação à população para que ela tome cuidado, se previna e se diagnostique precocemente. "O remédio mais importante hoje é o espelho. Quem se gosta, cuida", afirmou.
Lançamento
O lançamento da série "Saúde Todo Dia", divulgado hoje (18) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, foi feito pela apresentadora brasileira Ana Maria Braga, madrinha do programa. Sua escolha está relacionada ao fato da apresentadora ser um exemplo de superação e otimismo frente ao câncer, do que ela se curou. "Fui uma freqüentadora assídua deste hospital", disse Ana Maria durante o lançamento do programa.
Depois de assistir o primeiro programa da série, Saúde e Câncer, a apresentadora se emocionou ao falar da sua luta contra o câncer e disse ainda que em muitos momentos do vídeo ela se reconheceu. "Vocês traduziram muito bem um sentimento e a força da esperança nesse vídeo", afirmou Ana Maria.
A cerimônia também contou com a presença do secretário municipal da Saúde, Januário Montone, que elogiou a iniciativa do Hospital Sírio-Libanês e do Canal Futura. "Esse programa vai ensinar a dar os caminhos das pedras", disse.

