Da redação
São Paulo – O Ministério do Turismo começou nesta semana a capacitar a rede hoteleira de Brasília para receber as comitivas árabes que virão ao país para participar da Cúpula de Países Árabes e Sul-Americanos, que ocorrerá entre 10 e 11 de maio. A informação foi publicada na Agência Sebrae de Notícias.
Aproximadamente 10 hotéis participam do treinamento. Consultores especialistas em países árabes, Tatiana Vidal e Alan Simpson, farão palestras junto aos funcionários dos hotéis e ficarão à disposição deles até o final da reunião de chefes de estado para dar dicas e orientação.
Tatiana Vidal é brasileira e trabalha há cinco anos no Al Maha Desert Resort, um hotel de luxo no deserto árabe com 40 suítes e spas individuais. Ela será responsável pela recepção aos xeques e sultões. Já Alan Simpson é coordenador da Área de Treinamento da Academia de Hospitalidade dos Emirados Árabe. Alan vai fazer palestras sobre a história dos países árabes, visão de futuro, vestimentas e diferenças culturais.
Entre as ações para receber melhor as comitivas árabes o Ministério do Turismo está pedindo que os hotéis troquem as bebidas alcoólicas dos frigobares por chá preto com hortelã. Também haverá sinalizações nos quartos indicando a direção de Meca. Além disso, serão afixados os horários das rezas na Mesquita da cidade. O Ministério solicitou também aos hotéis a inscrição de alguns avisos em árabe, um tapete limpo para ser usado em rezas coletivas, a instalação de um canal a cabo da TV Árabe e o Alcorão.
Bebidas alcoólicas não serão oferecidas e as carnes serão preparadas de acordo com as exigências islâmicas, como o abate halal dos animais. Para isso, o Ministério do Turismo está disponibilizando uma lista de fornecedores de vários frigoríficos brasileiros que já exportam para os países árabes.
“Queremos fazer o melhor porque os árabes são extremamente hospitaleiros. Se você chegar em uma tenda no deserto, por pelo menos três dias eles te alimentam e oferecem estadia. Por isso, recebê-los bem é nosso objetivo”, diz Tatiana.
Piloto
A capacitação servirá como piloto para uma segunda etapa do projeto de capacitação em que, a partir de agosto, o Ministério oferecerá, em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, cursos para a rede hoteleira de todo o país.
O objetivo é aproveitar o início dos vôos diários de Dubai, nos Emirados Árabes, para São Paulo, que começarão a operar no final do ano pela Emirates Airlines para incentivar negócios turísticos com o Oriente Médio. O Ministério já está mantendo conversações com as Câmaras da China e do Japão para fazer o mesmo.

