São Paulo – O setor hoteleiro do Brasil projeta uma forte expansão nos próximos anos, com previsão de R$ 8,4 bilhões em investimentos até 2028, segundo dados do Panorama da Hotelaria Brasileira 2024 divulgados pelo Ministério do Turismo (MTur). O valor é um aumento de 26,9% em relação às estimativas do ano passado e significará mais 21.893 quartos de hotéis disponíveis no País.
Segundo o MTur, os dados consolidam o Brasil como um atraente destino para investidores e turistas, tanto nacionais quanto internacionais. A nota do ministério diz que a expansão esperada para o segmento fortalecerá ainda mais a infraestrutura hoteleira do País, com novos empreendimentos atendendo à crescente demanda na área e proporcionando experiências de alta qualidade aos hóspedes.
Taxa de ocupação
Levantamento do informativo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (InFOHB) aponta que de janeiro a agosto, o segmento registrou altas expressivas nos principais indicadores. Análise de 537 hotéis de redes associadas, responsáveis por 85.589 unidades habitacionais (UHs), mostra avanço de 1,2% na taxa de ocupação no período em relação a iguais meses de 2023. A diária média também foi 10,6% maior.
Leia também:
Voo direto deve ampliar turismo Brasil-Marrocos