Marina Sarruf
São Paulo – O Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) e a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil) fizeram uma parceria com a Embratur para incentivar as exportações de frutas brasileiras.
O objetivo é apresentar aos estrangeiros hospedados em hotéis de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador a variedade das frutas brasileiras e seus derivados. Durante os cafés da manhã, nos hotéis, os turistas serão orientados em relação ao consumo, armazenamento e características nutricionais das frutas. O programa vai ocorrer entre abril e setembro desse ano.
"O Brasil está se tornando um país turístico. É preciso mostrar aos estrangeiros as nossas frutas", afirmou Moacyr Saraiva Fernandes, presidente do Ibraf.
Outra promoção relacionada ao turismo será realizada na primeira quinzena de maio na França, durante o Brazilian Fruit Festival, programa de incentivo as frutas brasileiras no exterior em parceria com o Grupo Carrefour. A Embratur vai sortear, na feira, 20 viagens de uma semana para a Costa do Sauípe, na Bahia. Os sorteados terão direito a um acompanhante.
De acordo com o presidente da Embratur, Eduardo Sanovic, foram realizados 106 eventos voltados para a promoção comercial do turismo brasileiro no ano passado. Em 2004, o turismo rendeu US$ 3,2 bilhões para a economia nacional.