São Paulo – Os hotéis passaram a ter que informar, desde a última semana, as operações com hóspedes estrangeiros, como fornecimento de alimentos e bebidas, serviços jurídicos e contábeis, a própria hospedagem, serviços de publicação, entre outros. Os dados terão que ser repassados ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
A medida faz parte da implantação do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv) e pretende incluir o turismo como atividade exportadora, inclusive no tratamento tributário. Estão dispensadas hospedagens optantes do Empreendedor Individual ou Simples.
"Com o Siscoserv o governo poderá contabilizar o que o Brasil está importando e exportando de serviços no geral e ter informações específicas dos empreendimentos relacionados à cadeia produtiva do turismo", explicou o secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, segundo nota divulgada pela pasta.

