São Paulo – Os hotéis da cidade de São Paulo querem receber melhor os hóspedes de países árabes. E para isso eles terão a ajuda da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A entidade irá promover quatro palestras, entre abril e julho deste ano, para funcionários do setor de hotelaria e turismo.
"O objetivo é divulgar os hábitos e costumes árabes e também como receber os turistas árabes em São Paulo", conta Elias Hadi, secretário comercial da Câmara Árabe.
Os funcionários treinados serão de empresas associadas ao São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), fundação mantida pela iniciativa privada que tem por objetivo ampliar o volume de negócios e o mercado de consumo na capital paulista por meio do turismo. A SPCVB tem mais de 150 hotéis associados.
As palestras, diz Hadi, são voltadas especialmente aos funcionários que trabalham nas recepções dos hotéis e os que atuam em agências de viagens. Cada palestra deverá ser assistida por cerca de 80 participantes.
Segundo o secretário, a Câmara Árabe foi procurada pela SPCVB para que pudesse ajudar a esclarecer dúvidas em relação aos hábitos da cultura árabe e muçulmana, como bebidas que podem estar disponíveis nos quartos, carnes que podem ser servidas e tratamento com as mulheres, por exemplo.
Keila Moreira, gerente de relacionamento da SPCVB, diz que a entidade decidiu procurar a Câmara Árabe por acreditar em um aumento de turistas árabes para o Brasil. Segundo ela, a intenção é conscientizar a área de hotelaria, principalmente o setor de atendimento, sobre como receber este público. "A Câmara Árabe tem uma expertise no assunto e [por isso] quisermos nos unir a ela", disse Keila.
Turismo em São Paulo
De acordo com dados da SPCVB, somente em 2008, a cidade de São Paulo recebeu 11 milhões de visitantes, dos quais 8,1% eram estrangeiros. Destes visitantes, 24,6% eram da América do Sul, principalmente Argentina e Chile; 23,7% da América do Norte, a maioria vinda dos Estados Unidos e Canadá e 23,1% vêm da Europa, principalmente Alemanha, França e Itália.
Atualmente, São Paulo tem 410 hotéis e 42 mil apartamentos disponíveis. Além disso, possui uma enorme variedade de opções de lazer: 260 salas em 55 cinemas, 110 museus, 160 teatros, 40 centros culturais, 90 bibliotecas, 41 áreas de patrimônio, 80 shopping centers, 54 parques e áreas verdes, 5 centrais de atendimento ao turista, 7 casas de espetáculos (acima de 300 lugares) 7 estádios de futebol e um autódromo.
A permanência média dos turistas estrangeiros que visitam a cidade é de 5,5 pernoites e eles costumam gastar cerca de R$ 2.165,34 no período.

