São Paulo – O setor hoteleiro do Catar deve crescer 9% em 2009, segundo estudo publicado pelo jornal The Peninsula, do Catar. De acordo com a reportagem, o país quer se transformar em um dos principais pólos turísticos da região.
O governo investiu US$ 17 bilhões em um fundo para desenvolver o setor turístico, infraestrutura e diversificar a economia do país. Atualmente estão em construção 14 mil novos quartos e outros 30 mil devem estar prontos até 2012, acrescenta o jornal.
O país pretende aumentar o número de turistas que recebe para 1,5 milhão, além de ampliar a média de noites dormidas no país de 1,5 para 4 noites, segundo informa o Departamento de Turismo do Catar. A organização foi criada em 2000 pelo governo do Catar para organizar, capacitar e supervisionar a indústria de turismo no país, além de representar e promovê-lo como destino turístico de lazer, negócios, educação e esportes.
Em um estudo sobre a indústria da construção no Catar, publicado no mês passado, a consultoria Proleads Global informou que estão em andamento no país 191 "grandes" projetos, avaliados em US$ 82,5 bilhões. São projetos imobiliários, de construção civil, infraestrutura, lazer e também de entretenimento. Segundo a consultoria, apesar de 82% dos projetos estarem atrasados, os orçamentos não foram afetados e as obras prosseguem.
Para promover o setor, segundo matéria publicada no site de notícias financeiras Menafn, vai ocorrer no Catar, entre os dias 1 e 3 de dezembro, uma feira chamada Diyafa 2009, que chegou em sua quarta edição. O evento vai reunir empresas do país árabe e de outras nações, operadores nos setores de hospitalidade e alimentos, para que possam mostrar seus produtos e serviços. Ela também incluirá rodadas de negócios com fornecedores internacionais e a meta é gerar negócios a curto, médio e longo prazo.
*Tradução de Mark Ament

