Silwan Abbassi*
Brasília – Em um relatório chamado Perspectivas de Crescimento dos Países do Golfo, lançado na quarta-feira (17), o banco britânico HSBC declarou que espera crescimento médio de mais de 5% por ano nas economias dos países do Golfo nos próximos dois anos, segundo informa o jornal árabe Al Hayat.
Em seu relatório, o HSBC declara que o crescimento dos Emirados deve ser de aproximadamente 6,2% em 2007 e 5,8% em 2008. O banco estima em 9,3% o crescimento do país em 2006. Com relação à inflação, o HSBC projeta 7% em 2007 e 6,5% em 2008, mas alerta para a possibilidade de um aumento na inflação, especialmente em Dubai.
O banco informa que o crescimento dos Emirados será menor em 2007 do que em 2006, devido a uma redução nos preços petrolíferos, mas acrescenta que o setor não-petrolífero continuará crescendo a largos passos.
De acordo com o HSBC, as economias dos demais países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Omã e Kuwait, também continuarão crescendo em 2007, mas também devido ao petróleo, a um ritmo menor do que cresceram em 2006.
Por fim, o relatório aponta um grande esforço dos governos da região para criar novas oportunidades de emprego e aumentar a renda per capita, pois sua população está crescendo rapidamente.
*Tradução de Mark Ament

