Randa Achmawi
Cairo – A cidade de Hurgada é um dos balneários mais conhecidos do Egito. Principalmente se o assunto for lazer na água. Situada no Sudeste do país, às margens do Mar Vermelho, nela se encontram mais de 20 quilômetros de praias. Os diferentes tons de azul do mar, que vão do escuro ao turquesa, chamam a atenção dos visitantes.
A cidade de Hurgada foi fundada em 1950, época em que não passava de local de moradia de uns poucos pescadores. A partir de 1980, porém, a cidadezinha começou a atrair a atenção de grandes investidores do setor turístico e eles a transformaram em um dos mais belos balneários do Mar Vermelho. Situada a 385 quilômetros ao sul do Canal de Suez, a cidade de Hurgada se encontra no centro de toda uma região turística.
"Uma série de atividades de lazer são propostas aos visitantes no local. A principal é o mergulho submarino", explica Aziza Osman, do Escritório de Turismo da cidade. Este esporte não é, no entanto, a única atividade náutica praticada em Hurgada. A cidade é conhecida em âmbito mundial por outros esportes como o windsurf, a vela e a pesca em alto mar.
"Na verdade, o fato da água nas costas de Hurgada ser naturalmente morna faz com que este mar constitua o ambiente ideal para a procriação de peixes raros e a propagação de recifes de coral de beleza incomparável”, diz Hanz Weber, turista alemão que freqüenta Hurgada há quase 15 anos.
Segundo ele, a autorização de um número excessivo de complexos turísticos prejudicou de certa forma os recifes, mas o governo egípcio, conforme Weber, tem tomado consciência, nos últimos anos, sobre os efeitos que a urbanização desordenada pode trazer para a natureza.
O clima de Hurgada é bastante seco. A temperatura chega a uma média de 35 graus durante o verão. No inverno, as temperaturas variam entre 12 e 15 graus. O outono e o inverno, no entanto, são as estações preferidas dos visitantes de Hurgada.
Hurgada é dividida em três principais regiões: a de Al Dahar, que é a parte mais antiga e onde se encontra o centro da cidade. Nela há bazares, estação de ônibus e o correio. Sekkala é a segunda região, bem mais moderna que a primeira, e é onde se encontram alguns hotéis, mas não os melhores. A terceira parte da cidade é a mais moderna de todas e abriga a avenida Al–Korra, onde se encontram os hotéis mais sofisticados do local.
De passagem por Hurgada, os turistas podem visitar locais como a cidade vizinha de Charm Al Naga, a 40 quilômetros de distância, onde estão os mais belos recifes de corais da região. E a apenas 25 quilômetros de Hurgada se encontra o famoso reduto turístico de Al-Gouna, com seus 14 hotéis de nível internacional e seus dois portos com capacidade de abrigar iates vindos do Mediterrâneo e do Oceano Índico.
Na região de Al Mahmya, a 45 minutos de barco de Hurgada, na ilha de Giftune, o visitante pode contemplar através da água do mar, em função da sua transparência, recifes de corais perfeitamente intactos.
Um patrimônio
Mas a cidade de Hurgada não oferece somente ao turista a possibilidade de atividades náuticas. A riqueza do patrimônio histórico local também desperta grande interesse. Há desde antigos monastérios de Santo Antônio ou de São Paulo até monumentos do período greco-romano, que se encontram no alto da montanha Gabal Al Dokhan, que em português quer dizer "Montanha da Fumaça".
Finalmente, para aqueles que gostam da vida noturna, a cidade de Hurgada também oferece opções. Os visitantes podem se divertir em discotecas e clubes, assistir espetáculos de dança folclórica árabe e de grupos da Núbia, região do Sul do Egito.
Para se chegar em Hurgada são necessárias seis horas de viagem de carro ou 40 minutos de vôo partindo do aeroporto do Cairo. A cidade é servida por um aeroporto internacional de onde chegam vôos de capitais européias.

