São Paulo – O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou nesta segunda-feira (30) que foi inaugurado em Bujumbura, no Burundi, um centro de prevenção e tratamento de HIV/Aids, financiado pelo Fundo Ibas, que reúne recursos brasileiros, da Índia e da África do Sul. O pequeno país africano faz fronteira com a Tanzânia, Ruanda e a República Democrática do Congo.
O investimento feito no empreendimento foi de US$ 1.145.630, de acordo com o Itamaraty. O centro vai promover cooperação técnica entre os países envolvidos e oferecerá diferentes serviços de saúde para prevenção e tratamento de HIV/Aids, inclusive cuidados no pré-natal e planejamento familiar.
O Fundo Ibas foi criado em 2004 e tem como objetivo apoiar iniciativas em países pobres com base em experiências bem sucedidas no Brasil, Índia e África do Sul. Segundo o Itamaraty, o fundo concluiu projetos em Cabo Verde, Guiné Bissau, Haiti e Palestina, e hoje desenvolve outros no Camboja, Vietnã, Serra Leoa e também na Palestina, Cabo Verde e Guiné Bissau.

