São Paulo – O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) deu início nesta quinta-feira (25) ao curso “Contribuições da Civilização Árabe-Islâmica para a Humanidade em Perspectiva Histórica”, que ocorre com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, da Casa Árabe e do Instituto do Sono. A aula inaugural teve participações especiais para dar as boas-vindas aos alunos da diretora cultural do ICArabe, Natalia Calfat, do presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, e da diretora cultural da instituição, Silvia Antibas. A Casa Árabe faz parte da Câmara Árabe.
Hannun parabenizou o ICArabe pela iniciativa. “O curso é muito importante para mostrar as contribuições árabe-islâmica para a humanidade. A comunidade árabe no Brasil é composta por 12 milhões de pessoas que tem orgulho de suas origens e terá mais ainda conhecendo o conteúdo do curso”, disse ele. Silvia Antibas falou sobre o interesse que o curso despertou em árabe e não árabes, com mais de 700 inscritos para a primeira aula. “Estamos satisfeitos em poder mostrar a beleza da cultura, da ciência e de toda tradição árabe”, disse ela.
O objetivo da iniciativa é expor a riqueza da cultura árabe nas mais variadas formas e durante diferentes períodos da história. “A gente vai fazer uma rica viagem pela medicina, pela matemática, pela física, pela química, filosofia, poesia e gastronomia”, disse Calfat. O tema da primeira aula foi “A Contribuição dos Árabes para a Medicina”, com condução do professor doutor Murched Omar Taha, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O curso será 100% virtual, com inscrições gratuitas e ocorrerá pela plataforma Zoom, com transmissão pelo YouTube do ICArabe. Haverá certificados, mas a emissão é paga. O curso é continuado. Serão cerca de 20 aulas, uma por semana. As inscrições para as sete primeiras estão abertas. Mais informações aqui.