São Paulo – O Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) vai oferecer o curso “História Oral de Vida Imigrante – Comunidade e Identidade”, com o objetivo de apresentar uma metodologia para estudo, pesquisa e criação de acervos relacionados ao processo migratório. O foco maior será a imigração árabe. O curso, que será realizado na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, tem início no dia 13 e segue até o dia 17.
Essa será a primeira atividade do Centro de Estudos da Imigração Árabe no Brasil (Al Máhjar), do Icarabe, que será realizada após a criação do centro. Segundo a coordenadora -geral do centro, Heloísa Abreu Dib, a idéia é realizar cada vez mais cursos, seminários e atividades dentro dos estudos da imigração.
Entre os objetivos do curso estão os de debater conceitos de história, memória individual e coletiva; entender a importância das histórias de vida no contexto atual, capacitar os participantes a desenvolver pesquisas na área de humanidades pelo procedimento da história oral, organizar planos de ação e projetos, e ressaltar importância do envolvimento do pesquisador com a comunidade.
O curso, que é especificamente destinado aos interessados pela temática dos estudos migratórios no Brasil, tem como coordenadora pedagógica a historiadora Samira Osman, que é professora do Centro Universitário Senac e pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (Neho-USP) sobre a temática da imigração. De acordo com ela, a experiência migratória permite a construção de sentimentos de identidade e de pertencimento ao grupo que, por meio de suas ações, controlam e influenciam pessoas, estabelecem relações, determinam valores e normas a serem seguidas.
Além de Samira, outros três professores vão lecionar durante os cinco dias do curso. O educador e pesquisador Danilo Eiji Lopes, a professora Maria Aparecida Blaz Vasques e a pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudos em História Oral da USP, Suzana Lopes Salgado Ribeiro. Ao final do curso, os participantes vão receber um certificado de participação.
As inscrições encerram-se sexta-feira (10) e as vagas são limitadas. Para maiores informações e ver programação completa no site do Icarabe (www.icarabe.org).

