Kuwait News Agency*
Tóquio – A empresa japonesa JGC Corp., junto com a americana Halliburton Co., através de sua subsidiária KBR, e a francesa Technip foram contratadas para construir uma planta de gás natural liquefeito (GNL) no litoral sul do Iêmen, segundo informou hoje (08) o jornal japonês de notícias financeiras Nikkei Shimbun.
A nova planta deve entrar em operação no final de 2008 e terá capacidade de produção anual de 6,7 milhões de toneladas. O valor desta empreitada deve superar os US$ 1,8 bilhão, segundo informa o jornal.
Este é um projeto da Yemen LNG Co, uma joint-venture entre a petrolífera francesa Total SA, a estatal petrolífera do Iêmen e a Hyundai Corp, da Coréia do Sul. A JGC, KBR e Technip estarão encarregadas do projeto todo, incluindo desenho da planta, fornecimento de equipamentos e materiais e construção.
Segundo a Agencia Internacional de Energia (AIE), o consumo mundial de gás natural deve dobrar até 2030, motivando investimentos no setor. Para suprir esta crescente demanda, a Chiyoda Corp do Japão também foi contratada no ano passado para construir no Catar duas plantas de GNL que terão a maior capacidade de produção do mundo.
*Tradução de Mark Ament

