São Paulo – A Ilha do Marajó está em destaque dentro do Pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai. Até o dia 19 de dezembro, o País mostra as belezas e cultura do arquipélago paraense com a Expo Marajó. O objetivo é atrair investimentos para o setor de infraestrutura. A exposição universal acontece nos Emirados Árabes Unidos até março do ano que vem.
A mostra está em cartaz na Sala Igarapé. Lá, os visitantes podem passear pelo térreo do Pavilhão, que abriga casas coloridas flutuando sobre as águas. Dentro de cada uma das casas instaladas no Pavilhão, há uma exposição de imagens.
O ambiente é uma reprodução da vida no município de Afuá, no estado do Pará, norte do Brasil. A cidade fica em uma região de várzea e por isso, é suspensa em palafitas. Inclusive ruas e as casas flutuam acima dos rios.
O evento tem o patrocínio da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Pará), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Pará (Fecomércio/PA).
A inauguração oficial do espaço foi realizada em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Entre as autoridades presentes, estiveram o embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Fernando Igreja, e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves.