São Paulo – O Banco Mundial anunciou na sexta-feira (30) que irá doar US$ 5 milhões para as Ilhas Comores por meio da Associação Internacional para o Desenvolvimento (IDA), o órgão da instituição de apoio a países pobres. O dinheiro será utilizado nos próximos anos para promover o desenvolvimento do país e ajudar a tirar a população da vulnerabilidade social.
De acordo com o comunicado da instituição, a doação é parte de um projeto do Banco Mundial de ajudar a implantar reformas “profundas” no país. A primeira parte do projeto será promover a transparência nas ações governamentais, melhorias no gerenciamento das finanças, ações de combate à corrupção e desenvolver a indústria pesqueira. A segunda ação é o combate à vulnerabilidade econômica e social que decorre da má infraestrutura do setor de energia e da pequena resistência a desastres naturais.
A diretora do Banco Mundial para as Ilhas Comores, Haleh Bridi, afirmou que a doação irá ajudar o país em um momento que as autoridades locais se mostram comprometidas com o desenvolvimento do país. “Desde a metade de 2011, as autoridades retomaram o processo de reforma, adotaram medidas para colocar o orçamento sob controle e mostrar um renovado compromisso em avançar nas reformas estruturais e institucionais”, afirmou Bridi.

