Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – O empresário Paulo Henrique Lopes, da cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí, quer vender monitores de computadores para imagens em 3D aos países árabes. Lopes, dono da empresa de tecnologia CODEsis, que trabalha com desenvolvimento de software e hardware, está em processo de criação da empresa Tridelity, responsável por fabricar os monitores. Diferente das demais equipamentos que trabalham com a tecnologia tridimensional, as imagens que aparecem no monitor produzido por Lopes podem ser vistas em 3D a olho nu, sem necessidade de óculos especiais.
De acordo com o empresário, os monitores são voltados principalmente para o mercado publicitário. Os tamanhos vão de oito a 40 polegadas. Os menores, segundo Lopes, podem ser usados, por exemplo, para mostrar produtos dentro de supermercados, farmácias, elevadores, lojas de conveniência. Os maiores podem ser utilizados dentro de shopping centers e até para convenções e conferências. Dentro de estabelecimentos comerciais, este tipo de espaço normalmente é alugado para exibição de marcas que estão na loja. Lopes venderá os monitores e também o computador.
O monitor para imagens em 3D também pode ser utilizado, lembra o empresário, dentro de empresas que trabalham com engenharia, caso, por exemplo, de fabricantes de aviões. Ao projetar os seus produtos no computador, os profissionais destas empresas podem ir visualizando o processo no monitor por meio da animação tridimensional. Ele também é adequado, lembra Lopes, para exibição de móveis aos clientes dentro de lojas do ramo ou de apartamentos para futuros inquilinos ou compradores em imobiliárias. Além de tudo, o monitor pode cumprir suas funções normais como tela do computador.
Lopes pretende preparar o material promocional da sua empresa, como flyers, no idioma árabe e também começar a participar de encontros de negócios com empresários árabes em passagem pelo Brasil e de missões brasileiras ao Oriente Médio e Norte da África. Na última sexta-feira ele esteve na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, onde conversou com o coordenador de Desenvolvimento de Mercados, Rodrigo Solano, sobre a entrada no mercado árabe.
Lopes pretende produzir, até o final deste ano, 100 monitores. Um equipamento de 19 polegadas, segundo ele, custa R$ 4,5 mil e um de 40 polegadas R$ 14 mil. A Tridelity tem Lopes como proprietário e também o seu irmão, Marco Aurélio Lopes, que tem uma empresa de tecnologia com o mesmo nome na Alemanha. O empresário de Minas é técnico em eletrônica pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, onde se formou em 1998, e graduou-se em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em 2003.
A CODEsis, a outra empresa de Lopes, nasceu de uma incubadora criada pela Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí. As incubadoras são espaços voltados para um grupo de empresas, nos quais eles recebem apoio para o seu desenvolvimento e depois inserção no mercado. A região de Santa Rita do Sapucaí é conhecida como Vale da Eletrônica. A incubadora da prefeitura local reúne 11 empresas, entre elas a de Lopes. Elas oferecem produtos que são complementares e costumam trabalhar de forma conjunta.
Contato
Tridelity
Telefone: +55 (35) 8802-1339
Site: www.tridelity.com.br
E-mail: paulohl@codesis.com.br

