São Paulo – Estudiosos envolvidos com o tema da imigração árabe ou com experiências ligadas a esse universo falarão sobre suas pesquisa, trajetórias e reflexões em lives no decorrer desta semana. A programação é promovida pela mestre em Cultura Árabe, Marcia Dib (na imagem acima), e pela historiadora Marcia Valdivia, no Instagram de Dib, em função do Dia Nacional da Comunidade Árabe, celebrado nesta segunda-feira (25).
As lives ocorrem de segunda-feira até sexta-feira (29), sempre às 13 horas. A agenda foi aberta nesta segunda-feira com a participação do jornalista Diogo Bercito, mestre em Estudos Árabes pela Universidad Autónoma de Madrid e pela Universidade Georgetown, e autor do livro de não ficção Brimos, que aborda a participação de imigrantes sírios e libaneses e seus descendentes na política brasileira.
Nesta terça-feira (26) quem fala é Heloisa Abreu Dib Julien, bacharel em História e coordenadora do Projeto de Digitalização da Memória da Imigração Síria e Libanesa no Brasil, parceria entre a Université du Saint Esprit de Kaslik (Usek), do Líbano, e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Ele coordena projetos para a preservação de acervos iconográficos e bibliográficos da imigração e foi membro do Instituto da Cultura Árabe.
Na quarta-feira (27) é a vez do palestino Rafat Alnajjar falar. Nascido em Gaza, Alnajjar é matemático, professor e comerciante, e procura divulgar sua língua e cultura. Quinta-feira (28), a live é com Juliana Mouawad Khouri, que tem mestrado em Estudos Árabes e se especializou em Imigração Síria e Libanesa no Brasil. O encerramento da programação, na sexta-feira, será com Valvidia, pós-doutora em História, docente e pesquisadora, e com Marcia Dib, também autora do livro “Música Árabe: expressividade e sutileza”.