Algérie Presse Service*
Paris – A contribuição financeira dos imigrantes africanos para o desenvolvimento do continente é estimada em mais de US$ 70 bilhões, informou na terça-feira (24) em Paris um grupo de associações ligadas à África. A Iniciativa da União Africana, a Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD), o Centro de Estudo sobre os Mundos Africanos e o Conselho Representativo das Associações Negras estão organizando um encontro para debater o assunto.
A pauta do encontro será "A União Africana e suas diásporas: análise e perspectivas de uma maior contribuição das diásporas africanas para o desenvolvimento do continente". O evento vai ocorrer no dia 30 de outubro em Paris.
O apoio governamental ao desenvolvimento, concedido por países ricos, é considerado insuficiente por muitas instituições internacionais, entre elas a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cujo último relatório indicou que o fomento governamental para o desenvolvimento no mundo todo atingiu US$ 106,5 bilhões em 2005.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

