Silwan Abbassi*
Brasília – A ministra da economia dos Emirados Árabes Unidos, Lubna Al Qasimi, divulgou no domingo (30) os resultados do censo populacional realizado no país em dezembro do ano passado, o primeiro em onze anos, segundo informações do jornal árabe Asharq Alawsat. Segundo a pesquisa, o país tem 4,1 milhões de habitantes. Deste total, 830 mil pessoas são cidadãos dos Emirados, o equivalente a 20,2%, enquanto que 79,8%, ou 3,27 milhões, são estrangeiros.
Segundo Lubna Al Qasimi, a realização do censo populacional, habitacional e de estabelecimentos foi resultado "da meta do governo de identificar as características da população no país e as atividades econômicas e sociais relacionadas, além de determinar as características gerais dos prédios, casas e estabelecimentos" locais.
A ministra da Economia disse que o governo considera que a grande presença de habitantes estrangeiros "ajudou a economia dos Emirados a tornar-se forte como é a agora". Lubna acrescentou que a presença de imigrantes qualificados "ajudou o país a atingir um alto nível econômico".
Ela revelou que o número de habitantes dos Emirados aumentou em 70,8% nos últimos dez anos. Em 1995, quando o último censo foi realizado, a população do país era de 2,4 milhões de pessoas. O forte crescimento em todos os setores da economia, particularmente nos emirados de Dubai e Abu Dhabi, atraiu centenas de milhares de trabalhadores, especialmente para os projetos de construção civil.
De acordo com o censo, 2,5 milhões de homens residem nos Emirados, representando 61,0% da população, entre os quais 418 mil são cidadãos do país. Já entre a população feminina, 406 mil são cidadãs.
Segundo o Ministério da Economia, 51% dos habitantes que têm cidadania são menores de 14 anos. Entre os imigrantes, 49% têm entre 25 e 40 anos. O nível de analfabetismo nos Emirados é de 9%.
Por fim, no campo de habitação, construções e estabelecimentos, o número total de prédios nos sete emirados que formam o país (Sharjah, Ras Al Khaimah, Umm Al Qaiuain, Ajman e Fujairah, além de Abu Dhabi e Dubai) é de 336 mil. Os prédios em Abu Dhabi representam 34,8% do total, são 117 mil edifícios. No país existem 864 mil unidades residenciais, que representam 60% dos prédios em Abu Dhabi e Dubai.
*Tradução de Silvia Lindsey