São Paulo – Apesar do custo dos imóveis no emirado de Dubai ter sofrido redução de 23% em dezembro de 2008, a confiança no setor deverá aumentar à medida que cresce a liquidez. As informações são de um relatório divulgado recentemente pela HSBC Holding, intitulado "Property Ladder", e reproduzido pelo site árabe Zawya.
Em dezembro também, o preço dos apartamentos no emirado caiu 20% na comparação com setembro do mesmo ano. Já o preço das casas diminuiu cerca de 30%, usando a mesma base de comparação.
De acordo com o relatório, nas primeiras duas semanas de janeiro, foram efetuadas 1.782 transações imobiliárias em Dubai, aumento de 6% sobre dezembro de 2008. Mais de 5,8 milhões de transações foram agendadas no quarto trimestre de 2008, representando aumento de 226% sobre o quarto trimestre de 2007.
"Acreditamos que esse é um sinal de que a confiança e a liquidez estão retornando ao mercado", informa o relatório.
O relatório inclui o primeiro índice de preços de transações de Dubai (um levantamento dos preços reais, ao invés dos anunciados) e um índice de materiais de construção.
Os investidores dos Emirados estão preocupados com o mercado imobiliário de Dubai, com as altas taxas de especulação no setor e com o baixo volume de transações. Além disso, há uma percepção generalizada de que os preços das transações imobiliárias caíram a níveis inferiores aos registrados há um ano. O levantamento de preços das transações realizado pelo HSBC, no entanto, leva a crer que, embora o mercado esteja atravessando uma fase difícil, os volumes e preços não estão tão mal quanto aparentam estar, a julgar pelas bolsas de valores.
"Se houver uma estabilização nos preços, a confiança deverá retornar também às transações realizadas na bolsa", afirma o relatório.
"Nosso levantamento dos preços do mercado de casas em Dubai mostra um aumento anual de 19% no preço médio por metro quadrado em dezembro de 2008. Os dados indicam que o mercado registrou crescimento de 61% sobre os três primeiros trimestrs de 2008", continua o documento.
Nos três primeiros trimestres de 2008, o preço das casas em Dubai subiu 156% na comparação com o mesmo período de 2007. Já o custo dos apartamentos registrou aumento de 44%, usando a mesma base de comparação.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

