São Paulo – A ordem é passar o verão sob o império do sossego. E numa praia linda, tranquila, nunca cheia de gente, de águas mornas e calmas, com coqueiros a perder de vista. Um paraíso que atende pelo nome de Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas, a 115 quilômetros da capital, Maceió. Vizinha da badalada Maragogi, perto da divisa com Pernambuco, a cidade litorânea é querida de verdade pelos locais, que têm ali um refúgio para o ano todo, um oásis que fica ainda mais bonito sob o sol da estação do calor.
Uma entusiasta da sua terra, a presidente da Associação do Trade Turístico de Maragogi e Japaratinga (Ahmaja), Vergínia Stodolni, tem, na ponta da língua, motivos mil para visitar Japaratinga de janeiro a janeiro. “Temos aqui uma das maiores barreiras de corais do mundo”, explica ela. “E fazemos parte da maior Área de Proteção Ambiental (APA) da América Latina, com 413 mil hectares preservados num raio de 135 quilômetros entre as praias de Paripueira, Alagoas, e Tamandaré, em Pernambuco, a chamada Costa dos Corais.”
Além da natureza preservada, Vergínia destaca o mar de águas mornas e calmas, quase sem ondas, e a sensação de quietude que dá pelo simples fato de estar numa cidade de praia com apenas 7 mil habitantes. Opções de passeio? Sim, eles existem, como conhecer as piscinas naturais da região de barco ou dar uma volta de Buggy. Mas acredite: uma vez em Japaratinga, o melhor a fazer é simplesmente nada. Acordar sem pressa, tomar café da manhã sem se preocupar com as calorias a mais, acomodar-se bem debaixo do guarda-sol e relaxar. Se der vontade, você pensa em algo mais.
Para combinar com o clima, pousadas e hotéis pensados para permitir que seus hóspedes descansem. Alguns, inclusive, instalados à beira-mar, no melhor esquema pé na areia (peça informações a respeito antes de fazer sua reserva). De modo geral, todos ficam a poucos minutos da praia, se muito. Alguns dos mais conhecidos são a Pousada do Alto (literalmente no alto de um morro, famosa pela piscina com borda infinita e vista para o mar verdinho da Costa dos Corais), Pousada Vila de Taipa, Pousada Estalagem Caiuia e Albacora Praia Hotel, entre outros.
“Dentro das opções de hospedagem, há vários estabelecimentos que operam com foco na sustentabilidade”, explica Vergínia. “Na Pousada Doze Cabanas, por exemplo, as instalações foram feitas com madeira de demolição e são adotadas medidas como o uso de energia eólica”, afirma a presidenta da Ahmaja. “Tem até bebedouro coletivo, com a oferta de uma garrafinha para os hóspedes encherem de água durante a estada, reduzindo o uso de garrafas plásticas de água mineral.”
Se a sombra e a água fresca estão garantidas, só falta caprichar no menu do almoço e do jantar. Além de ser livre para provar delícias simples como peixe frito e camarão ao molho de coco (muito tradicional em Alagoas), exatamente nos lugares mais simples, perto da praia, vale a pena seguir algumas dicas da expert Vergínia. “Adoro o arroz de polvo do Mama Pereira e a lagosta com purê de batata doce da Companhia da Lagosta”, recomenda.
E por falar em lagosta, querendo deixar a sua viagem para mais adiante, saiba que, entre os dias 07 e 15 de setembro há o Festival Gastronômico da Lagosta na região. “Todos os estabelecimentos participam e elaboram um prato exclusivo para a ocasião.” Sem dúvida mais um bom motivo para desbravar a “Praia dos Encantos”, como Japaratinga é carinhosamente conhecida entre os alagoanos.
Serviço
Como chegar
Partindo de Maceió, alugue um carro ou, melhor ainda, acerte o serviço de traslado (e até o hotel, se quiser) com alguma empresa de turismo receptivo. Duas dicas nesse sentido:
Costazul Turismo
www.costazulturismo.com.br
Tropicana Turismo
www.tropicanaturismo.com.br
Sites com Informações Turísticas
Associação do Trade Turístico de Maragogi e Japaratinga – Ahmaja
www.japaratinga.org.br
Japaratinga
www.japaratinga.com
Hospedagem
Albacora Praia Hotel
www.albacorapraiahotel.com
Pousada do Alto
www.pousadadoalto.com.br
Pousada Doze Cabanas
www.dozecabanas.com.br
Pousada Estalagem Caiuia
www.estalagemcaiuia.com.br
Pousada Vila de Taipa
www.viladetaipa.com