São Paulo – O objetivo é conquistar brasileiros e estrangeiros com um tipo especial de crustáceo: o camarão orgânico. Se a versão tradicional da iguaria já enche de água a boca de muita gente, os executivos da Nutrimar Pescados garantem que a versão produzida de forma sustentável é ainda mais saborosa. E lucrativa, custando 40% a mais.
Assim, é investindo no produto, e no lançamento de itens como pratos prontos congelados, que a empresa pretende dobrar seu faturamento, que foi de R$ 60 milhões em 2010. Para tanto, estão previstos investimentos de R$ 40 milhões este ano. No mercado externo, os principais alvos da companhia são a Europa e os países árabes.
“No Oriente Médio, já exportamos camarão orgânico para Dubai”, afirma o diretor executivo da Nutrimar, Fabrício Ribeiro. “Os países árabes são compradores muito importantes para nós, valorizam o camarão brasileiro”, explica. Depois dos Emirados, o Egito deve ser o segundo mercado a ser trabalhado na região. “Sabemos que, até pelo grande fluxo de turistas, o consumo de pescados é alto por lá”, diz Ribeiro.
Mas, o que seria exatamente o camarão orgânico? “Aquele produzido segundo uma série de critérios, como ter uma área de preservação permanente dentro do espaço onde ficam os crustáceos, por exemplo”, explica Ribeiro.
Todos os funcionários da empresa, mais de 400, no caso da Nutrimar, precisam ser registrados e ter garantidos seus direitos trabalhistas de acordo com a legislação brasileira. Outro cuidado importante: os camarões não podem ser alimentados com ração fabricada, mas somente com microalgas e zooplânctons. “O resultado é um camarão mais saudável, vermelho e saboroso”, diz.
Além dos camarões, a Nutrimar produz pescados como salmão, bacalhau, lagosta, lula, mexilhão e peixes de modo geral. A produção, de 400 toneladas mensais, é feita em Acaraú, na chamada Costa Negra do Ceará, a 220 quilômetros da capital, Fortaleza. Há ainda uma base administrativa em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Em maio, a empresa vai lançar uma linha de empanados e pratos prontos para a venda no varejo e para bares e restaurantes. “Teremos opções como estrogonofe de camarão, camarão aos quatro queijos e ao molho oriental”, diz Ribeiro. “Notamos que muitos consumidores têm dificuldade de preparar pescados em casa e queremos oferecer produtos práticos e de qualidade nesse sentido”, afirma o executivo da Nutrimar, disposto a ganhar mais e mais clientes pelo estômago dentro e fora do Brasil.
Contato
+55 11 4343-1050
Site: www.nutrimarpescados.com.br

