Da redação
São Paulo – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou hoje nota sobre a decisão da Camex de reduzir do imposto de exportação do couro wet blue (in natura). O texto informa que a diminuição do imposto "entra em vigor normalmente no dia 15 de janeiro".
A nota ressalta, porém, que a discussão será reaberta "no âmbito do Fórum de Competitividade da Cadeia de Couro e Calçados, instalado em abril do ano passado". O fórum foi um mecanismo criado pelo Ministério para discutir com empresários questões específicas de cada setor.
A redução do imposto gerou polêmica ontem, durante a Couromoda. Os empresários entendem que a medida da Camex vai favorecer apenas a exportação de matéria-prima para as indústrias de outros países e inibir a venda de produtos acabados do Brasil no exterior.
A seguir, a íntegra da nota do Ministério:
"Conforme o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, esclareceu na manhã de ontem (terça-feira) na Couromoda, a decisão da Camex a respeito da redução da alíquota de exportação do couro wet blue entra em vigor normalmente no dia 15 de janeiro. No entanto, no dia 22 de janeiro, será reaberto o diálogo com o setor no âmbito do Fórum de Competitividade da Cadeia de Couro e Calçados, instalado em abril do ano passado.
O Fórum de Competitividade, vinculado ao MDIC, é o espaço adequado para debate entre empresários, trabalhadores, entidades da cadeia produtiva e representantes do governo, e tem como finalidade discutir os gargalos, oportunidades e desafios de cada uma das cadeias produtivas."