Kuwait News Agency*
São Paulo – Inaugurado na terça-feira (10), o Dolphin Gas Project é o primeiro do Golfo Arábico voltado para a exportação de gás natural por gasodutos transnacionais. O projeto deverá fornecer aproximadamente 56 milhões de metros cúbicos por dia para Abu Dhabi, Dubai e Omã.
A rede de gasodutos bombeia gás natural tratado na cidade industrial de Ras Laffan, no norte do Catar. Com 364 quilômetros de comprimento, a rede é a primeira da região e custou US$ 3,5 bilhões.
A companhia Dolphin Energy Limited, responsável pelo projeto, é uma sociedade entre as companhias Total, da França, com participação de 24,5%, Mubadala Development Company, de Abu Dhabi, com 51%, e Occidental Petroleum (Oxy), dos Estados Unidos, com 24,5% das ações.
O Catar tem a terceira maior reserva de gás natural do mundo, estimada em 25,4 trilhões de metros cúbicos. A produção de gás no país saltou de 2 milhões de toneladas em 1997 para mais de 30 milhões no ano passado, quando o país se tornou o maior exportador de gás do mundo.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

