Geovana Pagel
São Paulo – A Index, principal feira de móveis e decoração do Oriente Médio, que começou na quarta-feira (22) e vai até domingo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, já gerou, até esta sexta-feira (24), US$ 1,5 milhão em negócios para as 35 empresas brasileiras presentes no pavilhão brasileiro, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), com o apoio da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex). Em três dias de feira, mais de mil visitantes estiveram no pavilhão.
De acordo com o vice-presidente de marketing da CCAB, Rubens Hannun, que está em Dubai, além de apresentar o mercado árabe aos participantes, a Index 2004 tem se caracterizado por ser uma grande oportunidade para o fechamento de contratos.
"Mesmo quem está aqui pela primeira vez, e viajou sem expectativa de vendas, está concretizando negócios durante a feira", disse. "É claro que aqueles que participam da feira pela terceira ou quarta vez têm maiores chances de colher os frutos do investimento, já que os árabes fazem questão de conhecer a pessoa antes de negociar", acrescentou.
Um exemplo disso é a fabricante Multimóveis, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, que participa da Index pela terceira vez. Em três dias de feira, a empresa já fechou pedidos de 12 contêineres de racks e estantes de aglomerado e MDF, no valor de US$ 250 mil. As vendas foram para Omã, Iraque, Arábia Saudita, Iêmen, Emirados e Índia. "E já estamos em negociação com mais seis países: Kuwait, Bahrein, Paquistão, Albânia, Jordânia e Irã", contou o gerente de exportações da Multimóveis, Marcelo Zortea.
De acordo com ele, o fato da empresa já ter participado de edições anteriores da Index tem facilitado muito o fechamento de contratos. "Muitos importadores já nos conhecem. Esta constância resulta em maior confiança e, conseqüentemente, em maiores chances de vendas", afirmou Zortea.
A Multimóveis iniciou as vendas externas em 1999 e hoje já exporta para mais de 40 países. As exportações para os países árabes, iniciadas em 2002, já representam 5% do total enviado para o mercado externo.
Consórcio mineiro monta showroom em Dubai
O consórcio de exportação Movexport, formado por 11 fabricantes de móveis de Ubá, cidade da Zona da Mata de Minas Gerais, vai inaugurar um showroom em Dubai. A iniciativa acompanha a decisão dos empresários participantes desse consórcio, que também estão expondo na Index deste ano, de aprofundar as relações comerciais na região. Um representante local, contratado em maio deste ano, vai tomar conta do espaço.
"Os móveis já estão em Dubai. O showroom será aberto para visitação no dia 20 de outubro", disse o tesoureiro do consórcio, Fernando Melo. Em parceria com a Apex, os empresários investiram US$ 50 mil para ter o espaço pelo período de um ano. "Este valor inclui todas as despesas, do aluguel ao telefone e o cafezinho", disse Melo.
Esta é a terceira participação do consórcio na Index. Desta vez, as empresas mineiras estão num estande de 40 metros quadrados, junto do pavilhão brasileiro.A idéia do showroom, nasceu da percepção de que os árabes preferem fechar negócios somente depois de observarem de perto os produtos. "Eles gostam de ver, de pegar e não gostam de fazer negócios só por meio de catálogos", disse Melo, destacando que tanto a participação na feira, quanto a instalação do showroom na cidade, demonstram as grandes possibilidades de vendas dos móveis de Ubá.
As empresas que formam o Movexport têm um leque bastante diversificado de produtos e fabricam desde dormitórios completos até móveis de cozinha, de sala e de escritório.
Depois de Dubai, o consórcio Movexport vai participar também de uma grande feira do setor em Valença, na Espanha, que ocorrerá de 27 de setembro a 2 de outubro. Esse evento também será de grande importância para as empresas que estão, cada vez mais, focando os negócios na exportação.
Desde que foi formado, no final de 2001, o Movexport tem tentado explorar mercados variados e já realizou vendas para diferentes países da América Latina, da América Central, da África, para os Estados Unidos, além do Oriente Médio. Em 2003, o consórcio aumentou as vendas em 400% com relação a 2002.
O secretário-geral da CCAB, Michel Alaby, elogiou a iniciativa do consórcio mineiro. "É uma medida prática, clara e que vai puxar as vendas", disse o secretário. "Tenho certeza de que esta medida vai permitir uma abertura muito grande. Acho inclusive que eles já devem começar a pensar em estoque de produtos para pronta entrega", afirmou.
Marketing
Sábado (25) e domingo, dias normais de trabalho nos Emirados Árabes, o vice-presidente de marketing da Câmara Árabe fará visitas à empresas de marketing, como agências de publicidade e de pesquisa, para entender um pouco do mercado local. "Assim queremos garantir um trabalho de apoio mais especializado para os empresários brasileiros que auxiliamos durante as feiras", declarou Hannun.

