Maghreb Arabe Presse*
Paris – A indústria de produtos para aviação do Marrocos, quase inexistente em 2000, tem hoje 60 empresas que empregam seis mil pessoas e apresenta crescimento anual de dois dígitos, segundo nota publicada pelo jornal francês Libération.
"A vantagem do setor aeronáutico do Marrocos é que ele foi desenvolvido para que clientes e fornecedores estejam próximos", segundo informa Thomas Corbel, diretor-geral da empresa SERMP, fabricante de peças para turbinas de aeronaves Airbus A320 e A340. Ele acrescentou que as peças fabricadas no Marrocos são 30% mais baratas do que aquelas fabricadas na França.
Com a proximidade, o setor pode fornecer peças a preços competitivos, explicou Corbel, acrescentando que a operação no setor é favorecida pela simples política fiscal do país, por uma política de isenção de impostos por cinco anos e também pela grande disponibilidade de terrenos para as indústrias.
Segundo informa o jornal, nos últimos quatro anos pequenas e médias empresas francesas, principalmente fornecedoras da Airbus, abriram em média dez novas unidades no Marrocos.
*Tradução de Mark Ament

