Geovana Pagel
São Paulo – A Café Iguaçu, com sede em Cornélio Procópio(PR), formou uma joint venture com a Seda Solubles, maior fabricante de café solúvel da Espanha, e vai investir 15 milhões de euros na construção de uma planta industrial na cidade espanhola de Palência.
A nova fábrica, que deverá começar a funcionar no segundo semestre de 2006, vai se chamar Alliance Coffee Company Liofilizados (ACCL) e terá uma capacidade produtiva de 4.000 toneladas/ano de café solúvel com maior valor agregado.
"Tem crescido muito a demanda do mercado externo pelo café liofilizado (processo químico que conserva o alimento), que tem seu sabor e aroma bem mais preservados durante a industrialização", explica o diretor comercial da Iguaçu, Edivaldo Barrancos. Segundo ele, das 16 mil toneladas anuais que a Iguaçu fabrica, apenas 2.400 são de café liofilizado. "Por isso a fábrica da Espanha vai produzir exclusivamente este tipo de produto", explica.
Como este café exige altos investimentos em tecnologia, pode custar até 50% mais caro. "Mas é um café com sabor sem comparação", garante Barrancos.
O diretor comenta ainda que a Café Iguaçu não se preocupa apenas com o mercado externo. Prova disso é o recente lançamento de novos produtos como café com leite, capuccinos e o Iguaçu Premium – que é o café liofilizado – nas principais redes de lojas e supermercados do país.
Mercado Árabe
A Café Iguaçu exporta para dois países árabes, Tunísia e Líbano há apenas cinco anos e já registrou crescimento significativo nas vendas para a região."Entre os anos de 2003 e 2005 já registramos aumento significativo de 56% no volume de exportações para a Tunísia", comemora Barrancos.
Segundo ele, os árabes compram todos os tipos de café solúvel: em pó, granulado e liofilizado. "Estamos sempre atentos à qualidade do produto e às preferências de cada país. Para o Líbano as embalagens estão escritas em árabe. Para Tunísia em árabe e francês (idioma oficial do país)", ressalta.
De acordo com Barrancos, apesar das exportações para os países árabes ainda serem pequenas, a Café Iguaçu acredita no potencial de crescimento das vendas para esta região. "Esperamos crescer em torno de 15% no mercado da Tunísia em 2006 e conquistar novos países do Oriente Médio e Norte da África num futuro próximo", avalia.
Perfil
Fundada por cafeicultores do Paraná há 38 anos, a Café Iguaçu iniciou suas atividades já com foco principal na exportação. Hoje a empresa gera 1.000 empregos diretos e exporta para mais de 40 países. Os principais mercados são Japão, Alemanha, Austrália e Estados Unidos.
Localizada em Cornélio Procópio, no interior do Paraná, a unidade fabril ocupa uma área de 121 mil m² e conta com equipamentos de última geração. O processo de fabricação do café solúvel envolve a escolha dos mais finos cafés das melhores regiões produtoras do país.
De acordo com Barrancos, o objetivo da Café Iguaçu sempre foi desenvolver produtos específicos e de qualidade, fabricados com 100% do mais puro café brasileiro e que atendessem às necessidades de cada um destes mercados.
Hoje o Grupo Iguaçu possui oito empresas subsidiárias e acumula uma série de certificações que abrem as portas para o mercado externo e a torna uma das poucas fabricantes de café solúvel do mundo a ter todas as etapas de produção certificadas por várias entidades.
Em 2002, implantou o Sistema Integrado de Gestão (SIG), que engloba importantes certificações como a ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente), Norma 18001 (Saúde e Segurança no Trabalho), APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), Fair Trade, BRC (British Retail Consortium) para o Reino Unido) e em processo a certificação do IBD (Instituto Biodinâmico) para produzir café orgânico.
Contato
www.iguacu.com.br

