Da redação
São Paulo – A indústria de fios e cabos e semi-manufaturados de cobre e suas ligas abriu mil novos postos de trabalho de janeiro a setembro deste ano. O número de vagas novas é quatro vezes maior do que no mesmo período do ano passado, quando foram feitas 296 contratações, segundo dados divulgados pelo Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel).
Os empregos gerados neste ano significam média de quase quatro novos profissionais por dia na indústria. Até setembro de 2007, o setor empregava 18.361 pessoas. No mesmo período de 2006, o segmento gerava 16.897 empregos diretos. "Reflete o bom desempenho do setor, em função do crescimento econômico do país, e a sua capacidade de resposta ao aumento de demanda dos mercados", diz Sérgio Aredes, presidente do Sindicel.
O Sindicel é uma sociedade civil sem fins lucrativos que representa oficialmente as empresas do setor de fios e cabos elétricos e ópticos e de produtos semimanufaturados em cobre e outros metais não-ferrosos junto ao governo, às entidades civis e à sociedade brasileira. Ele foi fundado em 1979 e reúne 58 empresas brasileiras, 90% do setor.

