São Paulo – O mercado árabe continua a ser alvo das exportações do setor de equipamentos médicos e odontológicos do Brasil. A renovação de um convênio entre a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ocorrida nesta quinta-feira (27), traz ações direcionadas aos mercados do Oriente Médio e Norte da África.
“Vamos continuar na Arab Health e na AEEDC”, conta Paula Portugal, gerente de Exportação da Abimo, sobre feiras dos setores hospitalar e de odontologia que o Brasil participa em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. “Teremos também um Projeto Comprador em maio, na feira Hospitalar [em São Paulo], que vai trazer compradores da Arábia Saudita, Jordânia, Líbano, Kuwait, Marrocos e Tunísia”, informa a executiva.
Entre as ações que fazem parte do projeto Brazilian Health Devices, que promove a exportação dos produtos dos setores hospitalar e odontológico, está ainda o trabalho de um agente comercial no Egito.
“Ele trabalha para duas empresas selecionadas. Sua função é abrir novos mercado, prestar assistência técnica, fazer o pós-venda”, conta a gerente. As empresas atendidas pelo agente local são a Odilef, de incubadoras neonatais, e a Magnamed, de ventiladores pulmonares.
No ano passado, as 160 empresas que participam do Brazilian Health Devices, venderam um total de US$ 190 milhões ao mercado externo. Deste total, US$ 14,5 milhões foram destinados aos países árabes.
“É um mercado que sempre foi importante para a gente e tem se mostrado um fiel comprador. O projeto cresceu 7% (em vendas) entre 2011 e 2013 e, com certeza, os árabes ajudaram nesse crescimento”, completa Portugal.
Empresas do ramo costumam participar também de ações de promoção que não fazem parte do projeto, como a Feira de Erbil, no Iraque, onde o estande do Brasil é organizado pela Apex, Câmara de Comércio Árabe Brasileira e Itamaraty. No ano passado, por exemplo, estiveram presentes a Magnamed e a Fanem. A última fabrica produtos neonatais, entre outros.


