Geovana Pagel
São Paulo – A fábrica de biscoitos Marilan Alimentos S.A, com 46 anos de existência e localizada em Marília, no interior de São Paulo, se prepara para concretizar as primeiras exportações para os Emirados Árabes Unidos. A partir de 2004 a empresa deve enviar mensalmente 30 toneladas de snacks doces para atender ao público infanto-juvenil.
"Estamos em fase de desenvolvimento das embalagens", diz José Eduardo Casarin, gerente de comércio exterior da Marilan.
Segundo ele, as principais exigências estão relacionadas à língua. "Hoje temos que adotar uma etiqueta em árabe porque alguns países já estão solicitando que as informações estejam impressas na embalagem", explica.
De acordo com Casarin, as exportações globais com um departamento estrategicamente organizado se iniciaram em agosto de 2001. Anteriormente, a Marilan realizava exportações eventuais, sem um desenvolvimento constante de novos clientes. O primeiro contato com os Emirados Árabes ocorreu durante a feira ISM 2002 na Alemanha.
Casarin comenta que além da exigentes quanto à qualidade do produto, como também acontece com países da União Européia e Canadá, os árabes são muito exigentes na questão do preço, pois existem fornecedores muito competitivos e alguns até com vantagens logísticas.
Expectativa
Segundo ele, as negociações com os Emirados e outros paises árabes estão sendo realizadas diretamente, sem intermediários, e em breve a empresa pretende expandir as vendas para a região.
"Com toda a certeza a Marilan tem interesse em estar desenvolvendo um trabalho para a prospecção de seus produtos em novos mercados árabes", ressalta o gerente de exportação.
Do faturamento anual da Marilan, o volume global das exportações corresponde a 2,5%. E foram exatamente as exportações que possibilitaram a recente contratação de 200 empregados e o aumento da produção em 30%. Atualmente são 6.000 toneladas de biscoitos produzidas a cada mês.
Entre os principais compradores hoje estão China, Estados Unidos, Porto Rico, Itália, Portugal e África do Sul. A primeira carga para os Emirados Árabes ainda nem foi embarcada, mas Casarin está bastante otimista.
"A expectativa de crescimento de vendas para os mercados árabes para 2004 está na ordem de 10% a 20 %", avalia.
A indústria
Além de ocupar posição de destaque entre as maiores indústrias de biscoitos da América Latina, a Marilan está entre as quatro maiores fabricantes de biscoitos do Brasil. Produz mais de 70 produtos, incluindo biscoitos doces, recheados, salgados, cobertos com chocolate e torradas.
Os processos manuais do início da fábrica, quando eram produzidos 2 ou 3 mil quilos/dia, foram substituídos por um parque fabril de alta tecnologia e equipamentos totalmente automatizados.
A parceria com o segmento supermercadista, seu principal veículo de vendas, possibilitou a ampliação dos canais de distribuição também para o pequeno varejo (padarias, minimercados, lojas de conveniência, etc). Os principais mercados nacionais são os estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.
Além da matriz, em Marília, a indústria possui três filiais com depósito e estrutura própria para entregas. A filial Belém(PA), a filial Vitória da Conquista (BA) e a filial Recife (PE). Emprega 1.300 funcionários diretos e 300 terceirizados.
Contato
www.marilan.com

