São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos estão entre os países para os quais a indústria brasileira de calçados quer exportar mais. O mercado foi definido, com mais sete nações, como alvo do Brazilian Footwear, programa de promoção de exportações da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). As duas entidades renovaram, na última semana, convênio para 2013 e 2014, com R$ 34,9 milhões para investimentos.
De acordo com o coordenador da Unidade de Projetos da Abicalçados, Cristiano Körbes, entre as ações previstas para os Emirados estão a atualização da pesquisa sobre o mercado, apresentação dos dados para as empresas participantes do Brazilian Footwear, além de parceria com agência de relações públicas da região para fazer comunicação mais adequada com o mercado. Também deve ser feito algum evento para reforçar a imagem do calçado brasileiro nos Emirados e Oriente Médio.
Tudo isso, porém, só deve ser realizado em 2014, já que as ações do projeto vão começar pela Rússia e depois irão para África do Sul, de acordo com as prioridades ditadas pelos empresários. Os Emirados virão em terceiro lugar. Sobre o mercado russo já está pronta a pesquisa e agora começarão a ser planejadas as iniciativas para a região. Além destes três países, também são foco do programa China, Itália, França, Estados Unidos e Colômbia.
Apesar de o Brasil ter registrado queda de 15,7% na receita com exportações de calçados em 2012, as vendas para os Emirados avançaram 12,5% para US$ 15 milhões. O faturamento das exportações como um todo foi de US$ 1,09 bilhão. “Nosso relacionamento com o Oriente Médio é muito maduro, não é novo”, afirma Körbes. Segundo ele, os valores também são expressivos tendo em vista as dificuldades pelas quais passa o comércio mundial. “Um crescimento como este é muito satisfatório”, afirma o coordenador.
Os números, segundo ele, são indicação de algo foi feito “lá atrás”, em anos anteriores. “Nossos empresários viajam sempre para lá, consideram o mercado do Oriente Médio muito importante. Além disso, Brasil e Oriente Médio seguem com as economias estáveis”, afirma Körbes. Os Emirados foram o 19º maior mercado da indústria brasileira de calçados em 2012. Além dele, entre os países árabes, apenas Arábia Saudita figura na lista dos 20 maiores compradores, na 14ª colocação, com US$ 20,1 milhões importados.
Participam do Brazilian Footwear pouco mais de 200 empresas. Para 2013 e 2014 estão previstas ações em gestão e inteligência, como contratação de consultorias para o projeto e realização de estudos de mercados; em design, com capacitação para o gerenciamento na área e para desenvolvimento de produto; em promoção comercial, com realização de feiras, missões e rodadas de negócios; e em imagem, com ações de comunicação no exterior, realização de campanhas, convites para jornalistas virem ao Brasil, entre outras. Não haverá participação em feiras nos Emirados, segundo Körbes, já que os compradores árabes costumam visitar mostras na Europa.

