São Paulo – A Usibras, indústria brasileira de castanha de caju, colocará em operação uma fábrica em Gana, na África, no início do ano que vem. A empresa é a maior processadora do produto no Brasil e com a abertura da unidade africana deve ficar entre as maiores do mundo, segundo o seu diretor-presidente, Francisco Assis Neto. De Gana, a Usibras pretende exportar castanhas para várias regiões, entre elas Europa, Estados Unidos, Ásia e Oriente Médio.
A unidade africana ficará em Prampram, na Grande Acra, e processará 40 mil toneladas de castanha de caju por ano, segundo Neto. O produto será comprado na própria região da Costa Oeste da África, que é cultivadora da fruta. “Escolhemos Gana porque é o país mais seguro na Costa Oeste”, relata o diretor-presidente. A fábrica, que terá 30 mil metros quadrados de área construída, começou a ser feita no final do ano passado.
A Usibras tem três unidades produtivas atualmente, uma em Aquiraz, no estado do Ceará, uma em Mossoró, no Rio Grande do Norte, e uma nos Estados Unidos. A fábrica norte-americana trabalha com frutas secas e nozes, de acordo com Neto. No Brasil, a Usibras processa ao redor de 50 mil toneladas ao ano. A capacidade total da empresa no País é de 80 mil toneladas.
A Usibras não está usando a totalidade da sua capacidade de produção em função da falta de disponibilidade da castanha no Brasil decorrente de uma seca que afetou a colheita da fruta. Em função disto, a própria Usibras vem importando castanha da África para processar em suas unidades e para vender a outras fábricas no País. Ela também está exportando a castanha dos africanos para outras nações, segundo Neto.
A empresa brasileira direciona atualmente apenas 30% da produção que é feita no Brasil ao mercado interno. O restante é exportado para mais de 40 países, entre eles europeus, a Austrália, o Japão, os da América Latina e do Oriente Médio. Os produtos são vendidos com a marca Dunorte. Além de castanha, a Usibras processa outros produtos, como amendoim.
Contato:
Usibras
Site: www.usibras.com
Telefone: +55 (85) 4006-8909


