São Paulo – Fabricantes brasileiros de biscoitos, doces e aperitivos desembarcam nos próximos dias em Colônia, na Alemanha, para a 47ª edição da Feira Internacional de Doces e Biscoitos (ISM, na sigla em inglês), a maior feira do mundo para o setor. De 29 de janeiro a 1º de fevereiro, as sete empresas que ocuparão 150m² de área de exposição esperam gerar US$ 4 milhões em negócios, parte com compradores do Norte da África e Oriente Médio, os mais frequentes em visitação, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi).
Desde 2000 o setor envia representantes para a Alemanha, onde divide espaço com empresas associadas à Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoins, Balas e Derivados (Abicab). As participações de empresas brasileiras fazem parte do projeto Brasil Sweets and Snacks, organizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Somando as associadas das duas entidades, serão 19 empresas na ISM.
“É a mais importante [feira] para o posicionamento das marcas frente aos principais players do mercado internacional”, disse Cláudio Zanão, presidente executivo da Abimapi, em entrevista por e-mail à ANBA. “Os importadores e distribuidores da região [do Norte da África e Oriente Médio] procuram a feira como referência mundial para identificação de potenciais fabricantes de biscoitos, doces e aperitivos visando atender a demanda de varejo, atacado e estabelecimento de nicho nos países em que atuam.”
Segundo o executivo, a feira de Colônia abre a agenda de negociações internacionais para compras e vendas do setor. Há ainda outros eventos relevantes para a indústria no Oriente Médio, como a Gulfood e a Yummex Middle East, que ocorrem em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A Gulfood será realizada de 26 de fevereiro a 02 de março e terá participação da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
“O particular interesse [dos árabes] pelo Brasil e o setor representado pela Abimapi tem relação com negociações já em curso e a busca pelas novidades, incluindo o portfólio de marcas e produtos brasileiros com sabores, formatos, preço e qualidade ajustados aos mercados e demanda dos consumidores”, explica Zanão.
No ano passado, as exportações do setor cresceram 6% em volume, segundo a Abimapi. Os países do Oriente Médio e Norte da África representaram 2% das vendas externas da indústria, superando Europa, tanto em volume quanto em valor, e Ásia e Oceania em volume de produtos. Emirados, Iêmen, Líbano, Líbia, Palestina e Tunísia são os mercados mais relevantes.
Para 2017, a Abimapi espera superar a marca de US$ 2,5 milhões e 1,5 mil toneladas enviada aos países da região. “Negociar com empresários árabes exige dedicação. Com o aumento no preço internacional do barril de petróleo, a tendência é que as importações de alimentos tenham aumento”, disse Zanão.
Farão parte do pavilhão Brasil da ISM Bauducco, Bela Vista, Frutos da Amazônia, Marilan, M. Dias Branco, Micos e Visconti. Apresentarão produtos da linha de biscoitos, como crackers, wafers, amanteigados, recheados, cobertos de chocolate e cookies, e também bolos, bolinhos, panetones, tortas, torradas, aperitivos, salgadinhos, chocolates, entre outros.
Serviço
International Sweets and Biscuits Fair (ISM)
Data: de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, das 9h às 18h
Local: Koelnmesse – Colônia, Alemanha
Site: www.ism-cologne.com