São Paulo – O setor das fintechs vem crescendo na Arábia Saudita, apontou o relatório anual da Fintech Saudi, instituição criada pela Autoridade Monetária da Arábia Saudita (Sama) em parceria com a Autoridade do Mercado de Capitais (CMA). As fintechs são empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros de forma totalmente digital.
Segundo reportagem no site do jornal saudita Arab News, o número de fintechs em operação no país árabe triplicou em um ano. As empresas cresceram de 20 em 2019 para 60 neste ano, com mais de 100 startups em fase de planejamento ou pré-comercial. Também foi registrado um aumento nas negociações de arrecadação de fundos concluídas em fintechs sauditas no ano até o momento, que em valor total do investimento já ultrapassou os níveis de 2019.
Em seu relatório sobre o ano de 2019 e 2020, a Fintech Saudi aponta pontos importantes que colaboraram para o crescimento da indústria de fintech na Arábia Saudita. A própria Fintech Saudi foi criada justamente para ser catalisadora do desenvolvimento da indústria de tecnologia de serviços financeiros na Arábia Saudita.
Os avanços incluem o lançamento do Apple Pay, o estabelecimento da Saudi Payments e a emissão contínua de licenças e regulamentos testes pela Sama e CMA. Também houve iniciativas importantes como o programa acelerador fintech do National Commercial Bank (NCB)/Monsha’at e o lançamento do fundo fintech do Riyad Bank.
A diretora da Fintech Saudi, Nejoud Almulaik, disse ao Arab News que, apesar dos desafios enfrentados por conta da covid-19, o país teve progresso nas regulamentações, infraestrutura e um número crescente de rodadas de investimento em empresas fintech.