São Paulo – Os países árabes são considerados estratégicos para as exportações da Kits Paraná, fabricante de móveis sediada no município de Arapongas, no interior do estado. A indústria tem clientes nos Emirados Árabes Unidos, Argélia, Iraque e Arábia Saudita, e planeja investir na ampliação das exportações para a região.
"Em 2011 vamos participar da feira de construção civil Big 5 Show, em Dubai, e desde já estamos buscando um parceiro local para montar nossos móveis, pois como eles precisam ser exportados desmontados, muitas vezes não existe mão-de-obra local especializada que possa cuidar da montagem. O ideal será encontrarmos um empresário que possa ficar responsável por essa parte", afirma Leonardo Squilino, gerente de exportação da Kits Paraná.
Os primeiros negócios com os importadores árabes foram fechados há cerca de quatro anos com um importador de Dubai, nos Emirados. Em seguida, ocorreram os negócios com um importador da Argélia. O curioso da história é que foram os importadores árabes que vieram ao Brasil e chegaram até a empresa. “Foram eles que nos encontraram, visitaram nossas fábricas e começaram os negócios", diz o gerente. A empresa faz também algumas vendas esporádicas para Iraque e Arábia Saudita.
De acordo com Squilino, os países árabes representam apenas 10% do total exportado pela indústria, mas prometem ampliar bastante a participação nos próximos anos. "Acreditamos ser possível crescer muito no Oriente Médio e Norte da África", afirma.
A maioria dos móveis da empresa embarcados para o mercado árabe exige adaptações de tamanhos e cores. “O nosso cliente na Argélia, por exemplo, é fornecedor de condomínios de casas de alto padrão e exige tamanhos diferenciados do padrão vendido no Brasil. Normalmente são móveis maiores e em tons amadeirados, especialmente os escuros. Na linha popular não há exigência de tamanho, apenas de cores. Também são preferidos os tons amadeirados”, explica.
A exportação ainda representa uma fatia pequena do faturamento da empresa, algo em torno de 7% dos R$ 288 milhões faturados anualmente. “Em 2009 exportamos perto de R$ 20 milhões, se a empresa exportasse 20% do faturamento seria a maior exportadora de móveis do Brasil”, diz.
"Apesar de ainda pouco significativas, as exportações da empresa crescem a cada ano", destaca o gerente. Em 2008 cresceram 30%, em 2009, 18%, porque foi um ano de crise, e, para 2010, a projeção é de crescimento entre 22% e 24%.
Os móveis são feitos em MDF, chapa de fibra de madeira, e MDP, que é uma chapa feita a partir de partículas de madeira, mais utilizada na fabricação dos móveis populares.
Com quatro fábricas em Arapongas, a companhia gera 900 empregos diretos e produz mensalmente 225 mil peças. Ela começou a exportar há cerca de 10 anos para os países da América Central. Hoje, Chile e Argentina são os maiores destinos das vendas externas.
Contato
Site: www.kitsparana.com.br
E-mail: sales@kitsparana.com.br
Telefone: +55 (43) 3275-0500