São Paulo – A Tortuga, indústria de nutrição e saúde animal, inaugurou ontem (7) a sua quinta unidade fabril com investimento de R$ 90 milhões. A fábrica fica em São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará, a 65 quilômetros de Fortaleza, capital do estado. A unidade vai fabricar produtos da linha Nutrição Animal.
De acordo com o presidente da Tortuga, Max Fabiani, a intenção, com o investimento, é ampliar a capacidade produtiva, melhorar o atendimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e também garantir as exportações para a América Central. A nova unidade vai gerar cerca de 200 empregos diretos, numa primeira fase.
Com a inauguração da planta, a Tortuga vai aumentar em 60% a sua capacidade de produção de suplementos minerais para nutrição animal. Atualmente a empresa produz 50 mil toneladas mensais do produto. As demais fábricas da Tortuga estão nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
A planta foi projetada com preocupação ambiental e terá, por exemplo, aquecimento solar de água no restaurante e vestiários, sistemas de separação e reciclagem de resíduos, tais como embalagens plásticas, papel, papelão, madeiras e metais.
No ano passado, a Tortuga comprou os ativos da PCS Fosfatos do Brasil Ltda, indústria de fosfato e suplementos minerais, e passou a produzir fosfato microgranulado, com a capacidade de produção de 120 mil toneladas ao ano. A empresa também adquiriu o direito de produção e comercialização dos produtos da Divisão Saúde Animal da Minerthal, incluindo desde produtos antimicrobianos, antiparasitários, desinfetantes até dermatológicos.
A Tortuga é líder em suplementação mineral para gado de corte no Brasil e é referência em função do desenvolvimento de tecnologias, como a suplementação de fósforo. Ela também foi a primeira empresa brasileira a desenvolver núcleo específico para suplementação mineral de vacas em lactação. Ela atua também com produtos para suinocultura e avicultura.

