São Paulo – A Martha’s Alimentos, indústria de pão de queijo de Goiás, quer exportar para os Emirados Árabes Unidos. A empresa começou a executar um plano de inserção internacional há cerca de um ano e um dos seus objetivos é vender para os países árabes, além de mercados como Estados Unidos e Canadá. A Martha’s integra programas de incentivo às exportações do governo federal, desenvolvidos em parceria com o estado, e deve participar de uma feira nos Emirados e outra nos Estados Unidos no ano que vem, de acordo com o diretor comercial Rafael Vasconcelos.
Segundo o executivo, a empresa ainda não teve contato com importadores árabes, mas sabe que eles já experimentaram pão de queijo e aprovaram. Um dos motivos pela escolha do país do Oriente Médio para o início das exportações é a adequação do mercado aos pães de queijo da marca, que são de alto padrão. A própria Martha’s produz queijo Minas e manteiga utilizada na sua fabricação, além do polvilho, para garantir a qualidade da matéria-prima e do produto final.
A Martha’s participa do programa Primeira Exportação, do governo federal, e Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), que é levado adiante em parceria com os governos estaduais. Nos últimos oito meses, a empresa já participou de diversas atividades preparatórias para a exportação, como treinamento em comércio exterior e outras áreas para otimização dos processos, como Recursos Humanos e Finanças. Ela também participou de rodadas de negócios em Goiás e Brasília com importadores da América Latina e tradings brasileiras.
A Martha’s mantém sua sede principal na cidade goiana de Senador Canedo, onde fabrica os produtos finais, e duas unidades em Vianópolis. Em uma das estruturas a empresa cria gado Jersey e produz, com o leite, o queijo Minas e a manteiga usados na produção. Em outra é cultivada a mandioca, da qual é feito o polvilho, também para utilização na indústria. Os produtos finais são pão de queijo congelado, biscoito de queijo congelado, pão de queijo congelado e temperado, coxinha grande e mini, e empadas congeladas.
A indústria produz mensalmente entre 20 e 25 toneladas. De acordo com Vasconcelos o principal mercado atendido é o de food-service, lanchonetes e cafeterias de shopping centers, universidades, entre outros estabelecimentos, nos estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal. Segundo o diretor comercial, a empresa tem capacidade para fabricar mais 50 toneladas ao mês para exportação ou para ampliação do mercado doméstico. Além de trabalhar pela exportação, buscando parceiros que importem e distribuam seus produtos, ela planeja a entrada em outros mercados no Brasil, como São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
A Martha’s Alimentos foi fundada em 1995 pela mãe de Vasconcelos, Marta Naves Vasconcelos. Ela era funcionária do Tribunal de Justiça de Goiás e costumava fazer pães de queijo para consumo em casa e reuniões de família. Quando um parente abriu duas cafeterias em um shopping, porém, pediu que ela fornecesse os pães de queijo. Ela topou e a partir daí começaram a vir pedidos de outros estabelecimentos. Foi assim que ela fabricou os produtos na sua própria cozinha, por dois anos, até abrir a primeira sede, com cem metros quadrados.
A empresa só cresceu e atualmente a família, filhos e marido, participam do negócio. A Martha’s mantém um pouco mais de 20 funcionários. Grande parte do processo de produção é mecanizado.
Contato:
Martha’s Alimentos
Site: www.marthaspaodequeijo.com.br
E-mail: rafael@marthasalimentos.com.br
Telefone: +55 (62) 3282-7876


