São Paulo – A indústria de papel Iguaçu Celulose, com fábrica no município de São José dos Pinhais, no estado do Paraná, quer ampliar sua carteira de clientes no mercado árabe. A Síria já está entre os principais destinos das exportações da companhia, que também vende para o Egito, no Norte da África.
"As exportações para a região [países árabes] tiveram impulso a partir de 2007 e atualmente o destino predominante é a Síria", disse o gerente comercial, Oldair José Dominski. Segundo ele, o produto mais vendido para o mercado árabe é a celulose fibra longa não branqueada. "Papel kraft extensível para sacos e sacos multifolhados também são exportados para a região", completa. O papel kraft extensível tem como principal característica a elasticidade e os sacos multifolhados são os com mais de uma camada de papel.
A grande maioria das vendas é fechada por meio de tradings. De acordo com o gerente, o faturamento anual da companhia é de aproximadamente US$ 175 milhões, com exportações representando 30%. Segundo Dominski, as vendas externas da companhia iniciaram em 1990. Entre os principais destinos, além da Síria, estão Argentina, Paraguai, Venezuela, México, Estados Unidos, China, Togo e África do Sul.
A Iguaçu Celulose foi fundada em 1981, produz anualmente 206 mil toneladas, distribuídas nas linhas de celulose fibra longa não branqueada, pasta mecânica, papéis especiais, papéis kraft para sacos e sacos multifolhados. A empresa gera 1.100 empregos diretos nas quatro fábricas, sendo que duas delas estão instaladas no Paraná e duas em Santa Catarina.
A companhia faz parte do Grupo Imaribo, que atua no mercado desde 1943, ano de fundação da Indústria Madeireira Rio Bonito, em Santa Catarina. Além do setor madeireiro, o grupo atua nas áreas de distribuição de veículos e reflorestamento.
Contato
Telefone:+ 55 (41) 2169 8009
Site: www.iguacucelulose.com.br