Geovana Pagel
São Paulo – Os tecidos fabricados pela Suape Têxtil, indústria detentora da marca Corduroy, são usados por indústrias do Egito, Marrocos e Tunísia. Há 46 anos no mercado nacional e internacional, a Suape Têxtil produz tecidos como veludos cotelê, flats e índigos, em fábricas localizadas nos estados de Pernambuco e São Paulo. A tecelagem exporta seus produtos para mais de 20 países, entre eles os árabes. Do faturamento anual de R$ 120 milhões, aproximadamente R$ 40 milhões são receita de exportação.
"Dentro de nossa linha de produção, veludo cotelê e índigo são os produtos mais vendidos para os países árabes", afirma Carlos Kanadani, diretor da Suape Têxtil. As vendas para a região iniciaram no ano 2000 e são realizadas sempre por meio de um representante local. De acordo com Kanadani, valorizar e apoiar a moda brasileira são as principais propostas da empresa, que mantém parcerias com estilistas e participa ativamente de eventos da área, como o Fashion Rio e o São Paulo Fashion Week.
Os estilistas que utilizam produtos Corduroy são Alexandre Herchcovitch, Mario Queiroz, Gloria Coelho, Lorenzo Merlino, Fábia Bercsek, Patricia Viera, Maria Fernanda Lucena, Karla Girotto. "Estes estilistas formam parceria com a Suape Têxtil – Corduroy em forma de permuta. Fazemos com que os estilistas trabalhem de preferência com os nossos lançamentos para dar um parecer, e com isto, nossa marca é vinculada ao estilista", explica. Os veludos, índigos e flats cedidos pela empresa são produzidos com alta tecnologia e pesquisas realizadas nos principais pólos da moda do mundo.
Na mais recente edição do São Paulo Fashion Week, realizada de 12 a 18 de julho, a Suape Têxtil lançou a coleção 2007, que apresentou novidades na linha de tecidos Bamboo Corduroy, que tem a fibra natural do bambu em sua composição. A novidade agregará ao portfólio da empresa e será apresentada também em feiras de moda de Paris e Nova York.
A empresa é considerada hoje uma das mais inovadoras, sempre na vanguarda na pesquisa e desenvolvimento de produtos de moda, sendo uma das poucas empresas brasileiras que participam da Première Vision – Paris, a feira de maior prestigio do mundo fashion. A Suape produz a linha completa de tecidos de moda para o segmento jeanswear e casualwear, com produtos diferenciados, fios de alta tecnologia, utilizando maquinário de fiação, tecelagem e acabamento de última geração.
Três parques fabris
A Suape Têxtil possui uma unidade industrial de tecelagem e acabamento em Pernambuco e duas outras de fiação, tecelagem e acabamento no estado de São Paulo. As três unidades, que geram 900 empregos diretos. Máquinas operadas e controladas eletronicamente produzem uma infinidade de fios cardados, penteados e retorcidos de alta qualidade. Os teares a jato de ar e a planta de acabamento permitem alta flexibilidade no desenvolvimento de produtos.
A empresa possui um parque fabril com capacidade de produção anual de 30 milhões de metros de tecidos que podem ser encontrados em todas as regiões do Brasil e são exportados para diversos países. Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, França, Holanda, México, Venezuela, Argentina, Chile e Colômbia são os principais mercados importadores da Suape Têxtil.
Contato
Telefone: +55 (11) 2132-6580
Site: www.suapetextil.com.br

