São Paulo – A empresa gaúcha Cláudio Vogel, maior exportadora de telhas cerâmicas do Brasil, está aumentando seus negócios no Oriente Médio. Em fevereiro, ela embarcou quatro contêineres de telha esmaltada para seu distribuidor na Arábia Saudita. Segundo Cláudio Vogel Filho, diretor comercial da empresa, este já é o segundo pedido enviado ao representante, com o qual ele fechou contrato em outubro do ano passado, ao participar da feira de construção Saudi Build.
O distribuidor saudita possui quatro lojas em Riad e duas em Jeddah, e pretende abrir outras quatro novas unidades nas cidades de Meca, Medina, Jeddah e Damman. Com este aumento do número de lojas, Vogel disse que as expectativas são de fechar o ano com, no mínimo, 40 contêineres embarcados para este comprador.
Os negócios com os sauditas estão rendendo tanto que a empresa já confirmou sua participação na Saudi Build de 2010 e com um diferencial. "Este ano, vamos participar fora do pavilhão brasileiro. Será junto com as empresas sauditas, com o nosso distribuidor", relata Vogel.
A empresa produz cerca de 24 milhões de peças por ano, das quais entre 20% a 25% são destinadas à exportação. Em 2009, as vendas aos árabes representaram aproximadamente 9% das exportações da Cláudio Vogel e, de acordo com seu diretor, a expectativa é que, em 2010, este número possa alcançar até 20%.
Em março, Vogel viajou pela Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrein. Os três primeiros já são clientes da empresa. Já com o Bahrein, a companhia está negociando para iniciar suas vendas. "Tenho negócios encaminhados com o Bahrein. Não fechei nada, mas há boas perspectivas de fechar", conta o executivo.
Atualmente, o Catar é o maior comprador árabe da companhia, mas seu diretor acredita que, com a concretização dos novos negócios, a Arábia Saudita passe a ocupar esta posição.
Vogel diz ainda que há planos para crescer mais na região. "No mercado do Oriente Médio, vamos focar nos países em que ainda não atuamos, como Iraque, Kuwait e Omã", revela.
Para o empresário, os países árabes são um mercado que busca, principalmente, a qualidade. "Eles buscam produtos de valor agregado, como a linha esmaltada e também a de aspecto envelhecido, que é muito utilizada no mercado do Oriente Médio". Vogel conta ainda que os árabes preferem as cores escuras e também utilizam as cores das bandeiras de seus países como referência para as telhas.
Fundada em 1989, atualmente a Cláudio Vogel emprega 220 funcionários e fatura cerca de R$ 14 milhões por ano.
Contato
Monia Engel – gerente de Exportação
E-mail: monia@claudiovogel.com.br
Telefone: +55 51 3634-8000
Site: www.claudiovogel.com.br