São Paulo – A Sudati, fabricante paranaense de compensados, exporta seus produtos para Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Jordânia e Egito. Juntos, estes países respondem por 40% das exportações da empresa, e a expectativa para este ano é de que as vendas para a região aumentem 20%.
“Nossa relação com o mercado árabe está crescendo”, diz Eziquiel Barros, gerente de Exportação da Sudati. “Estamos com planos de participar de uma feira na região no próximo ano”, destaca o executivo. As exportações para os árabes começaram há quatro anos por meio de contatos diretos e também feitos em feiras, como a Saudi Build, na Arábia Saudita.
Segundo ele, o mercado árabe é de grande importância para a empresa. “É estratégico porque outros mercados estão cada vez mais decadentes. Tínhamos uma participação relevante nos Estados Unidos. Agora, o mercado árabe é importante para escoarmos nossa produção, que antes era negociada com os norte-americanos.”
A produção da Sudati é de 35 mil metros cúbicos de compensado por mês, deste total, 85% são exportados. Atualmente, a Europa é a principal região compradora da empresa, que vende seus produtos para países como Alemanha, Inglaterra, Holanda e Bélgica, entre outros. A empresa exporta também para os Estados Unidos, países do Caribe, América Central e África. Entre os árabes, a Arábia Saudita é maior comprador.
Barros conta que os países árabes compram um único tipo de compensado, a fôrma de concreto plastificada, tipo de compensado revestido com película impermeabilizada. O produto é utilizado como fôrma de concreto em grandes construções. No ano passado, as vendas da Sudati aos árabes somaram US$ 800 mil.
Com sede na cidade de Palmas, a 372 quilômetros de Curitiba, a Sudati trabalha apenas com madeira certificada de florestas próprias, de áreas no Paraná e também em Santa Catarina. Além das fôrmas de concreto, a indústria produz compensados comuns, utilizados na indústria moveleira. Fundada em 1998, a Sudati tem dois mil funcionários. Em 2010, suas exportações renderam em torno de US$ 4 milhões.
Contato
Sudati
Tel.: +55 46 3263-8400
E-mail: ebarros@guararapes.com.br
Site: www.sudati.com.br

