Da redação
São Paulo – A indústria joalheira gaúcha vai ganhar investimentos de R$ 1,2 milhão neste ano. Na última sexta-feira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul assinou um termo de compromisso para a criação de um Arranjo Produtivo Local para adoção de medidas de fortalecimento e capacitação conjunta das empresas.
O investimento beneficiará 130 micro e pequenas empresas. Entre as metas estão a criação de 200 novos empregos no período de três anos, aumento de 15% no volume de exportações e 20% no mercado interno. Nos próximos três anos, o Sebrae/RS investirá R$ 48,7 milhões em 16 projetos de Arranjos Produtivos Locais no Rio Grande do Sul.
O Rio Grande do Sul é o segundo maior pólo produtor de jóias folhadas em ouro e prata, perdendo apenas para São Paulo, segundo informações do Sindicato das Indústrias de Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Nordeste gaúcho (Sindijóias/RS). Cerca de 80% da produção da indústria joalheira do Rio Grande do Sul é de folhados e outros 20% de peças em ouro e prata. As informações são da Agência Sebrae de Notícias.

